Cotonicultores brasileiros buscam expansão de mercado no Paquistão e Turquia

Publicado em 23/02/2022 15:38

Começou segunda-feira (21/02) a Missão Vendedores, iniciativa de promoção e desenvolvimento de mercado realizada pelo programa Cotton Brazil, da Associação Brasileira de Produtores de Algodão, Abrapa. Uma comitiva com cotonicultores brasileiros prospecta a indústria têxtil da Turquia e do Paquistão para fortalecer a presença e o relacionamento entre os dois países.

A missão é uma das atividades do Cotton Brazil, programa criado pela Abrapa para ampliar a participação do algodão brasileiro no mercado global. Assim como o programa, o intercâmbio comercial é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea).

A Missão Vendedores inicia pela Expo 2020, em Dubai, com foco na indústria têxtil paquistanesa. O Paquistão é o quinto maior consumidor mundial de algodão, tendo importado aproximadamente 1,2 milhão de toneladas no ano comercial 2020/21. É o terceiro maior importador da pluma brasileira, com 12% de market share e um volume superior a 280 mil tons importadas no último ciclo comercial.

Para mostrar como o Brasil pode ampliar ainda mais o fornecimento ao Paquistão, a Abrapa realiza nos dias 23 e 24 de fevereiro o Cotton Brazil Outlook 2022, em Dubai. O evento, presencial, terá palestra com apresentação de dados sobre o mercado de algodão brasileiro e também roda de negócios e networking entre brasileiros e paquistaneses. Mais de 100 indústrias com sede no Paquistão já confirmaram presença no evento.

Além disso, a comitiva brasileira representará o agro brasileiro em uma série de agendas setoriais na Expo 2020, como o AgriTalks, promovido pela Apex-Brasil, em 23 de fevereiro.

Após Dubai, a Missão Vendedores parte para uma agenda de negócios nas cidades turcas de Gaziantep, Kahranmarash e Istambul, incluindo visita a indústrias têxteis e reuniões com empresários locais. Na programação, destaque para a realização de mais duas edições do evento Cotton Brazil Outlook 2022.

Assim como o Paquistão, a Turquia é um parceiro relevante para o comércio externo de algodão do Brasil. No ano comercial 2020/21, o país foi o quarto maior importador de pluma brasileira. As importações somaram 279 mil toneladas, o que correspondeu a 12% do volume embarcado pelo Brasil. Na temporada atual (2021/22), já foram compradas 119 mil toneladas, e a expectativa da Missão Vendedores é de que esse volume se amplie após os contatos que serão realizados in loco.

O Brasil é atualmente o segundo maior fornecedor de algodão tanto para a Turquia como para o Paquistão, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Saiba Mais. A Missão Vendedores é promovida pela Abrapa, desde 2015, e visa aproximar cotonicultores nacionais do mercado comprador, num intercâmbio de informações e promoção de networking. Além de rodas de negócios, a iniciativa sempre inclui visitas às fábricas locais para que os produtores conheçam os modelos de negócio dos países compradores e também as demandas técnicas das fiações.

Esta é primeira edição a ser organizada após a pandemia de Covid-19 e também depois do lançamento do programa Cotton Brazil, responsável pela promoção e prospecção de mercados para o algodão brasileiro. O programa é realizado em parceria com Apex-Brasil e Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea), além de receber apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Fonte: Abrapa

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