Abapa e Agrosul oferecem orientações especializadas para o início do plantio do algodão no Oeste da Bahia

Publicado em 24/11/2020 15:24

A parceria entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Agrosul Máquinas Agrícolas – John Deere resultou em mais uma capacitação online destinada a cotonicultores, consultores agrícolas, estudantes e demais profissionais da área. Com o tema ‘Plantabilidade e os fatores agronômicos que mais impactam na performance do conjunto Trator e Plantadeira’, o evento, coordenado pelo Centro de Treinamento da Abapa na última quarta-feira (19), mostrou aos participantes detalhes técnicos sobre a manutenção do maquinário utilizado no plantio da safra de algodão 2020/2021 no Oeste da Bahia, iniciado na última sexta-feira (20).

“Os produtores do Oeste estão iniciando a semeadura na nova safra e entendemos que ainda enfrentam dificuldades com o manejo dos equipamentos agrícolas e sua correta manutenção, justamente para evitar custos extras. Então estes cursos foram pensados como forma de oferecer o apoio necessário nesta fase tão importante da safra”, diz o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato.

Sob o comando do especialista em produto e mercado da John Deere, Flávio Dojas, a capacitação abordou conceitos básicos sobre maquinário agrícola e, posteriormente, tratou das diferentes ferramentas de uma plantadeira. “Uma máquina bem regulada traz benefícios e gera mais lucro e produtividade. Existem fatores que podem interferir em um bom plantio, o entendimento de como funciona a plantadeira é essencial. Com esses encontros online, as distâncias entre a revenda de máquinas e o produtor, ficam menores”, destacou o palestrante.

Para Bruna Oliveira, representante Agrosul Máquinas, a parceria com a Abapa, por meio do Centro de Treinamento é estratégica no desenvolvimento da agricultura na Bahia. “Através de nossas lojas conseguimos dar suporte ao agricultor, não somente com vendas de máquinas direcionadas para cada cultura, mas também, pela assistência no pós-vendas. Nossos técnicos estarão ao lado do produtor de algodão nesse início de plantio e eventos como este são pensados para fortalecer o apoio e promover a capacitação, outros já estão programados”, disse.

Agenda – Em dezembro outros dois cursos online, com transmissão em tempo real, espaço para discussões e esclarecimentos de dúvidas entre os participantes, estão agendados. No dia 16 será a segunda turma do evento “A importância da manutenção para disponibilidade do pulverizador” e dia 17, “Impactos no rendimento de colheitadeiras de grãos John Deere”. A transmissão será pela plataforma Zoom, inscrições e informações no site www.abapa.com.br, telefone (77) 3639-6832 ou e-mail: ct3@abapa.com.br.

Fonte: Abapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bahia inicia plantio da safra 2024/2025 de algodão com perspectivas positivas
Algodão/Cepea: Negócios mantêm bom ritmo; preços recuam
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024
undefined