Propriedades do sudoeste paulista obtêm a certificação algodão brasileiro responsável

Publicado em 19/06/2020 14:23

Dentro da missão de incentivar a produção paulista de algodão, com melhorias contínuas na qualidade e produtividade com sustentabilidade, a Associação Paulista dos Produtores de Algodão viabilizou a certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e o licenciamento Better Cotton Initiative (BCI) para três fazendas produtoras da fibra, na região de Campos de Holambra, referentes a safra de algodão 2019/2020.

Com a certificação ABR e a licença BCI, essas propriedades passam a contar com total rastreabilidade da sua produção, com amplo acesso aos registros de compras e vendas a uma plataforma digital conectada ‘on line’ mercado mundial. “Certamente que essa certificação agrega valor e abre novas possibilidades de comercialização para a safra”, comenta Peter Derks, presidente da APPA.

Apoio APPA

A equipe da APPA ofereceu todo aparato técnico necessário para que as propriedades obtivessem a certificação. A validação foi efetuada pelo Instituto Algodão Social (IAS), que checou atendimento das diretivas socioambientais e econômicas por parte das propriedades, avaliando documentalmente os critérios de sustentabilidade na produção da fibra, as boas práticas de produção, a relação justa e as condições de trabalho, e também a rastreabilidade do algodão. “A certificação representa um avanço e reconhece a qualidade do algodão produzido no sudoeste paulista”, avalia o presidente da APPA.

Programa ABR

Lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) no final de 2012, o programa ABR é fruto do pioneirismo do Instituto Algodão Social, que criou o Selo “Algodão Socialmente Correto”, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em 2007. A adesão é voluntária e visa assegurar a qualidade da fibra brasileira, bem como reforçar a posição do País entres os principais ‘players’ na produção e exportação da fibra. Atualmente, o Brasil é quarto maior produtor mundial e segundo maior exportador de algodão.

Sobre o BCI

O sistema Better Cotton Initiative (BCI) foi desenvolvido em 2005 por um grupo de grandes empresas internacionais, associações de produtores e organizações da sociedade civil. Ele propõe a produção de um algodão global “melhor para quem produz, para o meio ambiente em que é cultivado e para o futuro do setor”.

Fonte: Appasp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma
Mercado doméstico de algodão apresenta preços firmes e mais movimentados
Algodão/Cepea: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro
Abrapa celebra posse da nova gestão e marcos históricos para a cotonicultura brasileira
undefined