Produção de algodão na Bahia deve avançar 15% em 2018/19, prevê Abapa

Publicado em 24/05/2019 15:04

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de algodão na Bahia deverá crescer 15% na temporada 2018/19 em comparação com a safra anterior, alcançando 1,5 milhão de toneladas (caroço e pluma), informou nesta sexta-feira a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Segundo nota da instituição, foi visto um avanço de 25,5% na área cultivada, para 331 mil hectares, com destaque para o oeste do Estado.

Esperando o início da colheita para junho, a entidade ressalta que a atual safra consolida uma retomada na produção baiana da fibra, depois de safras atingidas pela estiagem.

"A recomendação é que os produtores continuem firmes e atentos nos últimos cuidados em relação ao manejo no combate a pragas e doenças até a colheita, o que na maior parte das áreas agrícolas, deverá ser iniciada em junho", afirmou em nota o presidente da Abapa, Júlio Busato.

A Bahia é o segundo Estado que mais produz algodão no Brasil, atrás apenas do Mato Grosso, com 40% de sua produção sendo destinada à exportação para países asiáticos e o restante para utilização têxtil doméstica, segundo a Abapa.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma
Mercado doméstico de algodão apresenta preços firmes e mais movimentados
Algodão/Cepea: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro
Abrapa celebra posse da nova gestão e marcos históricos para a cotonicultura brasileira
undefined