Qualidade da fibra do algodão na safra 2014/15 anima agricultores de MT

Publicado em 01/09/2015 05:46 e atualizado em 01/09/2015 07:47

A colheita de algodão chegou a 76,4% da área total de 564,1 mil hectares na última semana em Mato Grosso, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), divulgados na última sexta-feira (28). A expectativa é de que a produção chegue a 870 mil toneladas de pluma.

No campo, o agricultor Milton Júnior Garbúgio já considera a atual safra 2014/15 melhor que a safra anterior em relação ao preço, rendimento e qualidade do algodão. Neste ano, os investimentos em adubação foram maiores e o resultado aparece na colheita. A produtividade média até agora chega a 117 arrobas de pluma por hectare, quase dez a mais que na última safra.

Mas o que tem deixado o agricultor ainda mais animado é a qualidade da pluma, que está superior à de safras anteriores. “É muito bom, porque o mercado quer um algodão melhor e quem tem vende mais fácil. Temos qualidade de fibra melhor, uma cor melhor e um preço melhor na hora de vender", afirma.

O produtor não foi o único a conseguir um resultado melhor nesta safra. A boa qualidade do produto que sai do campo é um dos destaques este ano, o que foi confirmado na classificação da pluma.

Em um laboratório da Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra) de agricultores que plantaram ao todo 68 mil hectares de algodão, mais de dez mil amostras são analisadas todos os dias. O diretor comercial, Carlos Menegati, explica que neste ano foi observado um incremento de qualidade em comprimento de fibra, resistência e uniformidade, o que tem agradado as indústrias que compram o algodão mato-grossense.

Segundo ele, a qualidade é um resultado das boas práticas do agricultor em adubação, controle de pragas, época de plantio, variedades selecionadas, auxílio do ambiente, clima, temperatura e chuvas. “A produtividade está boa e a qualidade excepcional”, comenta.

A maior qualidade garante o um reforço nos preços. Menegati explica que os lotes melhores têm um ágio, é um pequeno valor, mas um valor significativo quando a produtividade é boa e a qualidade é boa.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Agrodebate.

Fonte: G1 - Agrodebate

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma
Mercado doméstico de algodão apresenta preços firmes e mais movimentados
Algodão/Cepea: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro
Abrapa celebra posse da nova gestão e marcos históricos para a cotonicultura brasileira
undefined