Termina período do Vazio Sanitário do Algodão em MS, MT e GO

Publicado em 03/12/2014 14:53

A partir de deste dia 1º de dezembro, os cotonicultores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e de Goiás estão autorizados e iniciarem a semeadura do algodão herbáceo safra 2014/15, com o fim do vazio sanitário da cultura.

O período teve início no dia 30 de setembro, quanto todas as lavouras deveriam estar livres de qualquer planta nas lavouras e as soqueiras da safra passada devidamente destruídas.

Quem seguiu as regras corretamente recebeu o Certificado de Destruição de Soqueiras. O documento permite o recebimento de incentivos por meio do Programs de Desenvolvimento da Produçaõ Agropecuária de Mato Grosso do Sul, o “PDagro”.

A restrição ao plantio da cultura foi determinada por uma resolução da secretaria estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), como forma de controlar o "Bicudo do Algodoeiro" (Anthonomus grandis).

Neste período, em Mato Grosso do Sul, o vazio sanitário atingiu os municípios de: Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Alcinópolis, São Gabriel do Oeste, Água Clara, Paraíso das Águas, Sonora, Camapuã, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes e Rio Verde de Mato Grosso.

Fonte: Ampasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de algodão já está 70% comercializada e o novo desafio será negociar a próxima temporada
Preço do algodão cai na sessão na ICE, mas deve ter primeiro ganho mensal em 6 meses
14º CBA discutirá tendências da economia mundial e da inteligência artificial na cultura da fibra
BASF lança soluções para cotonicultores no Congresso Brasileiro do Algodão
Algodão/Cepea: Pluma segue em queda no BR
Algodão deve consolidar safra 2023/24 em 3,54 mi ton, segundo StoneX