Algodão: Estoques mundiais devem crescer 9% na safra 2012/13

Publicado em 04/06/2012 10:02
De acordo com o Comitê Consultivo Internacional de Algodão (ICAC na sigla em inglês), os estoques mundiais de algodão devem crescer 9% na próxima safra, pressionando 
para baixo pela segunda vez consecutiva os preços internacionais da pluma.Na safra atual, que termina em 31 de julho, os estoques devem somar 13,3 milhões,alta de 43% em comparação ao período 2010/11.Segundo o ICAC, três quartos deste estoque está na China.

O governo chinês já anunciou que vai garantir apoio aos produtores de algodão na próxima safra, sugerindo que a reserva no país possa aumentar ainda mais em 2012/13.“Até o final de julho de 2013, os estoques vão representar 61% do consumo global, mesmo índice alcançado em 1998/99”, disse o comitê. A previsão, no entanto, é que a produção de algodão na próxima safra caia 7%, com 25,1 milhões de toneladas, devido à quebra nos preços neste ano-safra.

Os contratos futuros da pluma caíram 25% desde 3 de janeiro na bolsa de Nova York. Na sexta-feira, o algodão para julho encerrou o dia em 68,59 centavos de dólar por libra-peso.

Com informações do Valor Econômico
Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova rota Bahia-Ásia é comemorada pelos cotonicultores baianos
StoneX: Exportações de algodão ganham força, com expectativa de atingir 2,9 mi ton
Manejo eficiente de fungicida ajuda a combater casos atípicos de mancha alvo no sistema soja-algodão
Algodão: Importadores de algodão de oito países visitam fazendas e estruturas de beneficiamento e análise de pluma no Brasil
Algodão/Cepea: Exportações seguem atrativas ao longo da safra 2022/23
Algodão atinge mínima de quase 4 anos em NY com dólar forte e clima favorável nos EUA