Produtor troca grãos por floresta e leva prêmio estadual

Publicado em 29/11/2011 06:42
Um agricultor familiar de Teixeira Soares que está prestes a substituir as plantações de grãos por florestas e a apostar mais na suinocultura foi um dos grandes vencedores do Programa Empreendedor Rural 2011 (PER), que teve resultado revelado ontem em Pinhais, durante encontro que reuniu 3 mil produtores. Além de Jackson Sirino Paz, duas agricultoras familiares do estado também foram premiadas: Valquíria Vascoski Braun, também de Teixeira Soares, e Adriana da Silva Almagro, de Ivaiporã. Elas planejaram melhorar a produção, com a compra de equipamentos, e diversificar a renda, com a construção de um aviário, respectivamente.

A competição se transformou em estímulo à realização do evento que mais reúne produtores rurais no estado. O Empreendedor é realizado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sebrae/PR, a Federação da Agricultura (Faep) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaep).

Jackson Paz concluiu que abandonar a principal atividade agrícola do estado – a produção de soja e feijão – era a saída para se sustentar no campo. Ele deve construir uma granja para suínos e produzir madeira em 43 hectares. “Hoje, o nosso lucro vem principalmente da soja. Como não temos área para ganhar escala no plantio de grãos, temos de optar por outra cultura”, conta ele. Com o plantio de madeira, o produtor espera obter renda de 20% a 30% maior. Os suínos serão sua fonte de renda até que as árvores cresçam.

Confira a íntegra da notícia na Gazeta do Povo

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Canadá autoriza fusão Bunge-Viterra de US$ 34 bilhões com condições
Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses
Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
undefined