Resultados da pesquisa sobre nematóides serão apresentados

Publicado em 22/09/2011 14:48
A Aprosoja em parceria com a Embrapa Soja de Londrina e a Universidade Federal de Viçosa apresentam na próxima semana, em Cuiabá, durante reunião da Comissão de Gestão da Produção, os resultados do trabalho de pesquisa sobre o nematóide das lesões radiculares, nome popular para o Pratylenchus brachyurus, um verme presente nos solos de plantações de soja e de outras culturas em Mato Grosso e em várias outras regiões do Brasil.

Nos últimos anos, os nematoides têm causado danos elevados e crescentes à produção de soja em Mato Grosso, reduzindo a produtividade e, como consequência, perdas econômicas aos agricultores.

O objetivo do trabalho foi monitorar os fatores que podem influenciar os ataques e munir o produtor de informações técnicas para auxiliá-lo na prevenção e combate ao nematoide.

Foram pesquisadas áreas de soja com e sem sintomas de ataque do Pratylenchus brachyurus, localizadas em três regiões de Mato Grosso - Querência, Sinop e Campos de Júlio. Esse monitoramento foi feito durante as safras 2009/10 e a última, que encerrou este ano.

“A demanda para este trabalho surgiu dos próprios produtores e apesar de inúmeros relatos ainda existe uma carência de informações sobre o assunto, o que dificulta o estabelecimento de estratégias de prevenção e manejo”, destaca o gerente técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

A reunião da Comissão de Gestão da Produção da Aprosoja será no dia 29, a partir das 8h30, em Cuiabá.

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista