Site Pragas Agrícolas viabiliza identificação de pragas

Publicado em 17/08/2011 11:43
A cada safra, os profissionais envolvidos nas produções agrícolas enfrentam grandes desafios para identificação e controle de pragas, plantas daninhas e doenças. Movido pelo objetivo de auxiliá-los nessa tarefa, o agrônomo Henrique Moreira, especialista no assunto, criou o site Pragas Agrícolas (www.pragasagricolas.com.br), maior portal brasileiro sobre pragas, que reúne informações específicas sobre insetos, plantas daninhas e doenças de praticamente todas as lavouras cultivadas no Brasil, além de fornecer informações sobre como combatê-las.

O portal tem tudo para se tornar fonte de referência entre os agricultores – a exemplo da coletânea de manuais de identificação impressos já lançados por Moreira. A vantagem, com o site, é a busca facilitada e as orientações de manejo. Antenado com as últimas tendências, o portal é formato também para ser acessado por celular e tablets.

“O Pragas Agrícolas é fruto de anos de trabalho e pesquisa. A ideia é que faculdades e cursos técnicos possam utilizá-lo como ferramenta de estudo. No futuro, queremos abrir espaço para que os visitantes possam postar imagens e informações também, gerando um grande fórum de informações na rede”, afirma Moreira.

Para o professor doutor da ESALQ, José Otávio Machado Mentem, “o portal é muito prático, ilustrado e fácil de ser utilizado. Uma ferramenta muito útil, pois a identificação correta da praga é fundamental para definir as medidas de manejo/controle”. Mentem acrescenta ainda que “o portal é de extrema importância para professores, já que poderá ser utilizado para ilustrar diversas aulas, para os estudantes de Ciências Agrárias, pois colocará à disposição informações essenciais ao aprimoramento dos conteúdos estudados em sala de aula, e também para os profissionais de campo, que fazem assistência técnica e extensão rural”.

Outro profissional que testou e aprovou a ferramenta foi José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF. “A iniciativa vem ao encontro das novas tendências na agricultura. A agilidade na troca de conhecimentos será de grande valor estratégico na busca da maior por maior eficiência técnica para recomendação adequada para cada alvo e cultura. Todo este processo busca utilizar e implantar as boas práticas, que resultam em uma agricultura forte e sustentável. O site é excelente”, resume.

Fonte: Alfapress

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses
Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
Soja sobe forte com perdas nas safras de Brasil e Argentina; café também reage em NY
undefined