Arrozeiros pedem prorrogação de vencimento de financiamentos no RS

Publicado em 27/05/2011 10:19
Mobilização é para evitar que preços caiam ainda mais abaixo do mínimo.
Cerca de 1,5 mil produtores participaram de mobilizações nesta quinta, dia 26, em 17 municípios do Rio Grande do Sul. Eles entregaram documento para representantes de bancos públicos e nos diretórios do Partido dos Trabalhadores (PT) solicitando a prorrogação dos vencimentos de financiamentos agrícolas de custeio, comercialização e prorrogações.

Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, o documento entregue mostra os prejuízos econômicos que os arrozeiros estão tendo com a crise de preços que estão enfrentando.

– Se nada for feito, o prejuízo não será só dos produtores. Vai ser do município, dos estados e do país. E o Rio Grande do Sul colheu uma safra que vai representar 67% da produção do país, o que não é pouca coisa – salienta.

Para o dirigente, a prorrogação dos vencimentos evita uma pressão de venda, o que iria deprimir ainda mais os preços no mercado livre e deixá-los ainda mais longe dos R$ 25,80 do preço mínimo estipulado pelo governo federal. Hoje os valores estão abaixo dos R$ 20.
Fonte: Rádio Gaúcha

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista