Publicado zoneamento de trigo, cana e feijão

Publicado em 20/12/2010 06:45
O zoneamento agrícola para orientar o plantio de trigo de sequeiro foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17 de dezembro. O estudo aponta municípios em condições mais propícias para a cultura no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O trigo irrigado também ganhou normas para o plantio do grão nas mesmas unidades da Federação, com exceção dos estados da região Sul.

Nas áreas tradicionais de cultivo comercial do trigo de sequeiro, os maiores riscos de perda de produção estão relacionados ao excesso de chuva na colheita, temperaturas elevadas e falta de água. O zoneamento identifica os períodos de semeadura do cereal em condições de baixo risco climático

Cana-de-açúcar

Os municípios de Alagoas, Pernambuco e Sergipe que poderão plantar a cana-de-açúcar na safra 2010/2011 também estão listados na publicação desta sexta-feira. A cana no Brasil é destinada, em grande parte, à produção de açúcar e de etanol e, em menor escala, à alimentação animal e fabricação de aguardente. A planta é da família das gramíneas e apresenta alta eficiência de conversão de energia radiante em energia química, quando cultivada em condições de elevada temperatura e radiação solar intensa, associadas à disponibilidade de água no solo.

O Ministério da Agricultura divulgou também a lista de municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo aptos ao plantio de feijão.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista