Plantio no prazo, mas acelerado após cada chuva

Publicado em 16/11/2010 06:22
Os agricultores do MaToPiBa mostram-se cada vez mais preparados para aproveitar cada chuva para o plantio. Com plantadeira de 30 linhas, Odir José Pradella, de Formosa do Rio Preto (BA) pode avançar até 12 hectares por hora. Três plantadeiras foram emendadas para agilizar a tarefa, que deve ser concluída ainda em novembro. Na Bahia, o plantio segue dentro da janela agroclimática das culturas de verão, e deve atingir 70% da área em dez dias, após as chuvas desta semana.

Mesmo quem teve de paralisar o plantio por falta de umidade mostra-se tranquilo. A Família Fritzen, de Bom Jesus (PI), com 7,3 mil hectares de cultivo, também prevê conclusão dos trabalhos dentro do período mais indicado. O cumprimento do prazo é considerado essencial para que a lavoura atinja o potencial de 4 mil quilos por hectare, calculado a partir dos investimentos em insumos. No Piauí, os agricultores estão com perto de um terço das lavouras semeadas e devem encerrar os trabalhos até meados de dezembro.

Segundo as previsões meteorológicas, pancadas de chuva devem beneficiar toda a região nesta semana, incluindo Maranhão e Tocantins. Os produtores dizem que precisam estar preparados para acelerar o plantio porque as precipitações têm sido irregulares, ou seja, nem sempre chegam a todos os talhões com data marcada.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fertilizantes e máquinas mais baratos: com a redução do Imposto PAIS na Argentina, agro deve recuperar US$ 500 milhões
Na Expointer, ministro Fávaro destaca a aprovação do PL 25 para a desnegativação dos produtores rurais gaúchos
Diretor de Agronegócios do BB renuncia
ITR 2024: O que o Produtor Rural precisa saber | Ouça o Agro CNA/Senar #137
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | O impacto das queimadas no setor sucroenergetico
Governo do Estado envia projeto do SC Rural 2 para Assembleia Legislativa