Com entrada de dólares (Petrobras) BC compra 3 bilhões de dólares em agosto

Publicado em 09/09/2010 04:14
Compra diária de dólares realizada pelo BC chega a 138 milhões


As reservas internacionais do Brasil subiram 3,042 bilhões de dólares em agosto, graças às compras de dólares realizadas diariamente pelo Banco Central (BC). Segundo dados divulgados hoje pela instituição, a média diária adquirida pela autoridade monetária no mercado cambial à vista ficou em 138,27 milhões de dólares, um valor 103,6% maior que a média diária de julho. Nos três primeiros dias úteis de setembro, a aquisição de dólares aumentou as reservas em 157 milhões de dólares, com média diária de 52,33 milhões de dólares.

Posição dos bancos - Os bancos aumentaram expressivamente a posição vendida no mercado cambial em agosto. Os dados do BC mostram que as instituições financeiras estavam vendidas em 13,724 bilhões de dólares ao fim do mês passado. O valor é 37,2% maior que o verificado no fim de julho, quando a posição somava 10,002 bilhões de dólares.

O aumento da posição vendida no câmbio - que pode ser entendida como uma crença de queda das cotações da moeda norte-americana no Brasil - coincide com a proximidade do fim da operação de capitalização da Petrobras, que deve ser concluída até o fim de setembro. Para muitos economistas, a transação vai atrair bilhões de dólares ao Brasil, o que pode derrubar as cotações do dólar, resultando em lucro aos agentes financeiros que estão "vendidos" na moeda. Há um ano, em agosto de 2009, bancos estavam vendidos em 1,139 bilhão de dólares.

Fonte: O Estado de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas
Safra americana pode sofrer com inverno e abre oportunidades para MT, diz especialista