CNA apresenta estudo com perfil do produtor rural
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulga nesta quarta (5) o estudo "Quem produz o que no campo: quanto e onde". O trabalho foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base nos microdados do Censo Agropecuário 2006. A edição atualiza os resultados obtidos na primeira versão do trabalho, publicada em 2004, que teve como base as informações do Censo Agropecuário de 1995/1996. Será possível, portanto, verificar as diferenças entre esses dois momentos da atividade agropecuária brasileira, informou, em nota, a assessoria de imprensa da CNA.
"A comparação dos resultados ratifica o retrato sobre quem realmente responde pela produção agropecuária brasileira, o quanto vale e onde é produzida", explica a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que detalhará o estudo na sede da CNA, em Brasília. Depois da apresentação, ela concederá entrevista coletiva.
A publicação, com 190 páginas, traz dados detalhados sobre quantos estabelecimentos rurais são enquadráveis no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e quanto são os não enquadráveis, qual a participação de cada grupo na produção agropecuária. A pesquisa aborda detalhadamente cada tipo de atividade, além de trazer dados regionalizados.