Bois e búfalos de Minas Gerais serão vacinados contra aftosa em maio

Publicado em 28/04/2010 17:53
Mais de 22 milhões de bovinos e búfalos criados em terras mineiras serão vacinados contra a febre aftosa em maio. É a primeira etapa da campanha nacional de imunização, de 2010, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Em Minas Gerais, são quase 340 mil propriedades criadoras de rebanho misto, dividido entre gado de corte e leiteiro. Os búfalos somam pouco mais de 37,5 mil cabeças. De acordo com o coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, José de Oliveira Júnior, a cobertura vacinal na última etapa da campanha, em novembro de 2009, atingiu 98% e a meta é superar esse índice.
“Manter todo o rebanho imunizado contra a febre aftosa é essencial para avançarmos ainda mais na classificação sanitária. Desde 1999, o estado é reconhecido como área livre da doença com vacinação e pretendemos fazer o possível para deixar de vacinar, oficialmente”, revela o coordenador.
A supervisão dos 853 municípios mineiros é feita por 20 Unidades Técnicas de Atendimento do Mapa, 174 Unidades Veterinárias Locais e 718 escritórios de atendimento do estado. Após vacinar o rebanho, o criador tem até 15 dias para apresentar o comprovante de imunização em um desses postos.
Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses
Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
Soja sobe forte com perdas nas safras de Brasil e Argentina; café também reage em NY
undefined