Nota de esclarecimento sobre reportagem do Jornal Nacional.
O estado de Mato Grosso é contemplado por três diferentes tipos de vegetação: floresta, transição e cerrado. Neste contexto, a vegetação de floresta representa menos da metade da área do estado e a soja ocupa somente 4% desta área, e não 40% como foi divulgado na reportagem.
A tabela abaixo apresenta de forma simplificada os números de ocupação do estado.
Mato Grosso possui 36% de sua área de floresta já ocupada – 4% por lavouras de soja e 32% por outros usos. Dentre os outros usos e ocupações, encontram-se cidades e benfeitorias, assentamentos rurais, pastagens e outras atividades.
As lavouras de soja ocupam apenas 7% da área total do estado, num total de 6,2 milhões de hectares ante uma área total de 90,3 milhões de hectares.
Conforme veiculado na reportagem, são significativos os avanços do setor na redução do desmatamento. Destacamos que, dentre as principais ações que resultaram na redução de 90% do desmatamento no estado, estão ações pró-ativas de parceria entre o governo do estado, produtores e organizações não governamentais, como Projeto Lucas Legal, Pacto da Soja e Projeto Soja + Verde.
A série de reportagens sobre a exploração econômica da Amazônia que está sendo veiculada pelo Jornal Nacional é muito importante para esclarecer a complexidade da questão. Assim, solicitamos à Rede Globo a revisão deste dado para garantir equilíbrio na cobertura do tema.
Cuiabá, 16 de Abril de 2010
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE SOJA E MILHO DE MATO GROSSO – APROSOJA | MT
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE SOJA DO BRASIL – APROSOJA BRASIL
FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO - FAMATO