Agricultores australianos visitam o Brasil para conhecer forma de manejo e técnicas agrícolas

Publicado em 01/04/2010 08:06
Um grupo de agricultores australianos visita propriedades no Brasil e em outros países da América Latina. Eles querem conhecer diferentes formas de manejo e técnicas agrícolas. Na quarta-feira, o local escolhido foi o noroeste de Goiás.

A fazenda do agricultor Afonso Van Lieshout fica em Leopoldo de Bulhões, no noroeste do Estado. Ao todo são 4,5 mi hectares de área plantada com soja e milho. Segundo o agricultor, em 20 anos a produtividade dos grãos cresceu mais de 50%. É o resultado de investimentos em tecnologia.

“A gente tem usado a pulverização com GPS para diminuir custos e perdas. Tem adotado espaçamento maior em soja para evitar um pouco de problema de doenças. E temos usado as variedades de semente recomendadas para nossa região”, explicou Lieshout.

Na visita os produtores da Austrália procuraram conhecer modelos para a produção sustentável de cereais e grãos. O maquinário de pequeno porte, usado no sistema de plantio direto, que diminui o impacto sofrido pelo solo, despertou o interesse do agricultor australiano. Ele disse que o equipamento é adequado para o tamanho de sua fazenda. Desde que o custo não seja elevado e a qualidade garantida, ele pretende empregar a tecnologia.

Goiás é um dos três Estados brasileiros visitados pelos australianos. O objetivo é conhecer práticas agrícolas adotadas no país e tecnologias que garantam o desenvolvimento da cadeia produtiva.

O gerente de desenvolvimento de uma empresa brasileira de ciências agrícolas, que apresentou aos produtores as diferentes gestões aplicadas na propriedade, aposta na troca de experiências. Para ele, o Brasil já está consolidado no cenário mundial do setor.

“A gente pega informações de agricultores que vêm de outros países. E a gente vê que o Brasil consegue brigar lado a lado com esses países desenvolvidos também na parte de agricultura”, disse Mílton Suzuki.

Os produtores também passaram por São Paulo e Minas Gerais. Nesta quinta-feira, embarcariam para o Uruguai.
Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses
Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
Soja sobe forte com perdas nas safras de Brasil e Argentina; café também reage em NY
undefined