Governo capixaba confirma maior aquisição de mudas de frutas, seringueira e café arábica
Publicado em 31/03/2010 09:05
e atualizado em 31/03/2010 09:51
Os produtores rurais capixabas têm um incentivo extra para iniciar ou renovar plantios de frutas, seringueira e café arábica. Neste ano, o governo estadual confirmou a maior aquisição de mudas, de uma só vez, para fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no Espírito Santo.
Nos próximos meses, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) terá à disposição 1,38 milhão de mudas de fruteiras; 300 mil mudas de seringueira; e 10 mil quilos de sementes de arábica, quantidade suficiente para produzir 25 milhões de mudas desta variedade de café.
Na aquisição, o governo investiu aproximadamente R$ 2 milhões, com recursos de Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos. As mudas serão destinadas, principalmente, para atender os produtores cadastrados no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que participam dos programas "Polos de Fruticultura", "Renovar Arábica" e "Programa de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores)".
Café
Os 10 mil quilos de sementes do grão serão passadas pela Seag aos viveiristas credenciados. Os 25 milhões de mudas que podem ser produzidos são suficientes para ocupar cinco mil hectares para renovação ou expansão das lavouras. As mudas serão disponibilizadas aos cafeicultores ao preço de mercado e o diferencial para o agricultor é ter acesso a um material de qualidade.
Fruticultura
Com o 1,38 milhão de mudas adquiridas pela Seag, os produtores rurais terão acesso a variedades de abacaxi, acerola, ameixa, banana, caju, caqui, figo, goiaba, jabuticaba, laranja, limão, manga, maracujá, morango, nectarina, nêspera, pêssego, tangerina e uva. A quantidade total permite a formação de 652 hectares de plantios.
Seringueira
O Probores tem como meta diminuir a importação da borracha natural e pulverizar o plantio de seringueiras pelo estado, pois incentiva os pequenos produtores a investir na cultura, que é vista como "amiga do meio ambiente".
As 300 mil mudas deverão ser implantadas por agricultores que possuem propriedades rurais em regiões com altitude inferior a 800 metros. A meta total do programa é implantar 1,6 mil novos hectares de seringueira no Espírito Santo até 2012.
Fonte:
Revista Globo Rural