Stephanes: Brasil será autossuficiente na produção de amônia e ureia

Publicado em 24/11/2009 13:26
Nos próximos cinco anos, o Brasil poderá se tornar autossuficiente na produção de amônia e ureia, necessários para a agricultura e que o País importa mais de 70%. A afirmação foi feita pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, nesta quarta-feira (24), após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

“Como amônia e ureia são produzidas à base de gás, a Petrobras apresentou todo o planejamento de implantação dessas novas unidades de produção”, afirmou Stephanes. Segundo o ministro, o Brasil suprirá a necessidade de fertilizantes e resolverá o problema das altas taxas de importação.

Outro ponto destacado por Stephanes é a autossuficiencia no setor de potássio, uma vez que o Brasil importa mais de 91% desse componente. “Somos altamente dependentes e até vulneráveis, porém, temos grandes jazidas, inclusive uma na Amazônia, considerada a terceira maior do mundo”, citou. Essa jazida precisa ser melhor pesquisada e dimensionada, além da elaboração de marco regulatório. “Posteriormente, o presidente Lula vai convocar reunião específica para elaboração de marco regulatório para exploração de jazidas de potássio, o que deve tornar o Brasil autossuficente no setor em um prazo de 10 anos.
Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após 2024 de desafios para a produção, 2025 vai exigir na logística e nas políticas públicas
2024 complicado para o arroz com chuva, ameaça de leilão e dificuldades de infraestrutura
StoneX eleva previsão de área de algodão no Brasil em 2024/25 com revisão na Bahia
Em 2025, retomada do Fundo Federal Agropecuário é uma das prioridades do Anffa Sindical
Rússia diz que cabe à equipe de Trump dar primeiro passo para melhorar laços
Retrospectiva 2024: Emater viabilizou R$ 230 milhões em crédito para produtores
undefined