COFCO da China em negociações para aumentar participação na trader de grãos Nidera

Publicado em 07/04/2025 07:13

Logotipo Reuters

LONDRES (Reuters) - A gigante alimentícia chinesa COFCO [CNCOF.UL] está pronta para aumentar sua participação na trading de grãos holandesa Nidera, acelerando um acordo que ajudará sua transformação em uma trading agrícola global, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters.

A empresa estatal adquiriu 51 por cento da Nidera em fevereiro do ano passado. Duas fontes disseram que as discussões estavam em andamento para que a COFCO aumentasse sua participação comprando pelo menos mais 15 por cento.

A COFCO embarcou em uma expansão agressiva no comércio internacional de grãos, tendo investido US$ 2,8 bilhões (1,82 bilhão de libras) em 2014 por meio de joint ventures com o Noble Groupagronegócio e Nidera, após adquirir participações substanciais nas empresas.

Fontes dizem que agora a empresa busca dar continuidade a essas etapas, integrando as operações das três entidades, antes dos planos de eventualmente listar todos os ativos agrícolas da COFCO, Noble e Nidera juntos.

A mudança catapultaria a COFCO para o seleto grupo de empresas "ABCD" que dominam o comércio agrícola global: Archer Daniels Midland, Bunge, Cargill [CARG.UL] e Louis Dreyfus [LOUDR.UL].

O acordo da COFCO com a Nidera incluía uma cláusula de earnout, que poderia aumentar a participação de 51% após três anos, dependendo do desempenho da Nidera, disse uma das fontes.

Mas essa cláusula está agora em discussão, já que as partes consideram antecipar o prazo de três anos com uma conclusão o mais rápido possível, com a COFCO querendo uma participação maior depois que a Nidera não atingiu as metas de resultados após o acordo de US$ 1,5 bilhão, acrescentou a fonte.

A COFCO e a Nidera, sediada em Roterdã, não quiseram comentar.

Como a Nidera é uma empresa privada, ela não é obrigada a publicar resultados financeiros detalhados.
Algumas fontes disseram que a COFCO também estava interessada em aumentar sua participação na Noble, embora esse acordo não incluísse uma cláusula de earnout. A Noble se recusou a comentar.

"A COFCO pretende integrar a Noble e a Nidera até o final deste ano, o que pode significar que eles comprarão as ações restantes de ambas as empresas", disse uma fonte do setor, acrescentando que a COFCO estava atualmente realizando uma nova avaliação dos ativos de ambas as empresas, o que pode indicar que essa é sua intenção.

"É lógico que eles tomem 100% das empresas antes de um IPO."

A COFCO tem como meta realizar um IPO da entidade combinada nos próximos três a cinco anos.

Uma das fontes disse que a nova empresa não teria sede na Ásia, mas locais como Roterdã e Suíça eram possibilidades.

As bolsas que estão sendo consideradas para listagem incluem Cingapura, Hong Kong e algum lugar na Europa, acrescentou a fonte.

Os investimentos na Noble e na Nidera marcaram as maiores aquisições no exterior do setor de grãos da China, dando à COFCO ativos em algumas das principais regiões produtoras de grãos e óleo vegetal do mundo, incluindo Brasil, Argentina, Indonésia e a área do Mar Negro, e permitindo que ela importe suprimentos alimentares para a China independentemente dos principais operadores globais.

Reportagem adicional de Anshuman Daga em Cingapura e Nui Shuping em Pequim; Edição de Veronica Brown e David Evans

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos
Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café
Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério
Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso
Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão
China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP