Minas Gerais oferece consulta on-line de Guias de Trânsito Animal para reforço da segurança agropecuária

Publicado em 24/03/2025 09:22
Ferramenta do IMA amplia rastreabilidade dos rebanhos, combate fraudes e garante mais transparência e agilidade

A consulta on-line da autenticidade das Guias de Trânsito Animal (GTA) está disponível neste link para produtores e transportadores em Minas Gerais. A ferramenta do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fortalece a segurança sanitária, melhora a rastreabilidade dos rebanhos e aumenta a transparência no controle do transporte animal no estado.

A ferramenta, acessível a qualquer cidadão, contribui de forma direta para a defesa agropecuária, ao permitir que o transporte de qualquer espécie animal seja verificado em tempo real, conferindo mais segurança ao setor e transparência às ações do estado.

Toda carga animal que circula em território mineiro deve estar acompanhada da GTA, o documento oficial que atesta a regularidade sanitária dos animais transportados.

Com a possibilidade de consulta on-line, por meio deste link ou no site do IMA, o usuário é direcionado ao Sistema de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (Sidagro).

Basta informar o número, a série e o código de barras do documento para confirmar sua autenticidade,  sem necessidade de senha ou cadastro.

A tecnologia, além de reforçar a rastreabilidade dos rebanhos e a segurança sanitária, fortalece o combate às fraudes e promove a transparência nas atividades agropecuárias.

“Ao permitir que qualquer pessoa verifique a autenticidade da GTA e conheça a procedência do rebanho, o governo mineiro demonstra seu compromisso com a sanidade animal, a proteção das estradas e o fortalecimento da cadeia produtiva”, destaca Rogério Soares, coordenador do Núcleo de Operações Fiscais do IMA.

Integração com sistema nacional

Outro ponto de destaque é a integração do Sidagro à Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), ferramenta pública federal informatizada de integração de sistemas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A conexão permite que todas as GTAs emitidas no estado sejam automaticamente compartilhadas com a base nacional, integrando os sistemas entre os estados e possibilitando a consulta diretamente nessa plataforma. Da mesma forma, GTAs emitidas em outras unidades federativas podem ser conferidas nos sites dos órgãos de fiscalização de origem.

Resultados comprovados

A eficiência da consulta on-line já foi comprovada. Durante uma ação de fiscalização em um evento pecuário em Uberaba, técnicos do IMA identificaram 78 animais transportados com GTAs adulteradas.

A verificação digital permitiu a contenção imediata dos animais, evitando potenciais riscos sanitários para rebanhos mineiros e de outros estados. Casos como esse reforçam a importância de ferramentas tecnológicas, que trazem resultados concretos e ampliam a capacidade de proteção do setor.

Cuidado com a sanidade agropecuária

O trânsito de animais representa um alto risco para o setor, por tratar-se de um meio de disseminação de doenças que podem comprometer rebanhos inteiros, afetar a economia mineira e gerar prejuízos sanitários em larga escala.

Por isso, a GTA é tão importante, funcionando como um instrumento de controle que protege não só os rebanhos, mas também a credibilidade da agropecuária estadual.

Manter o controle sanitário eficiente também depende da atualização dos dados de rebanhos, que deverá ser realizada entre maio e junho de 2025. A ação é fundamental para subsidiar estratégias de defesa agropecuária e, conforme prevê a Portaria nº 2.227/2023, os produtores que não atualizarem suas informações dentro do prazo ficarão impedidos de emitir a GTA após o período estipulado.

Fonte: Governo - MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump pede que Suprema Corte dos EUA intervenha na luta contra as deportações Trump pede que Suprema Corte dos EUA intervenha na luta contra as deportações
Petróleo cai com temores de recessão, mas registra terceiro ganho semanal
Forte terremoto em Mianmar mata dezenas de pessoas e também atinge Tailândia
Wall St recua após dados aumentarem preocupações com inflação
Presidente da CNA se reúne com diretor-geral do IICA
Participação do crédito oficial na Safra 25/26 deve cair de 30% para 20%