Aprosoja MT alerta sobre impactos da moratória da soja para produtores e municípios

Publicado em 07/03/2025 08:51
De acordo com o presidente da entidade, aos municípios, a moratória gera uma concorrência desproporcional afetando diretamente a economia local

No episódio desta quinta-feira (06.03), o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Lucas Costa Beber, participou do quadro Causa e Efeito, do podcast Apro 360, da Aprosoja MT, e comentou sobre os impactos da moratória da soja tanto para os produtores, quanto para os municípios e a sociedade. Durante a entrevista com a jornalista Fernanda Trindade, Lucas Costa Beber abordou os efeitos negativos da moratória para os produtores rurais, uma vez que restringe a capacidade do produtor de utilizar sua terra como achar necessário dentro dos limites legais.

“Aos produtores ela afeta a livre iniciativa, ou seja, a livre escolha do produtor daquilo que ele vai produzir ou comercializar. O direito de uso da terra e, acima de tudo, a possibilidade dele escolher a cultura que é mais lucrativa e que traga renda para o seu negócio e sua família”, explica.

O presidente da Aprosoja MT também destacou que a moratória não se limita apenas aos produtores rurais, mas afeta os municípios, gerando uma concorrência desproporcional entre eles, afetando diretamente a economia local.

“Isso porque, os municípios onde as áreas foram desmatadas antes de 2008 podem produzir livremente. Já os municípios onde houve o desmatamento legal, após 2008, acabam sendo impedidos. Consequentemente, nesses municípios haverá menos arrecadação, emprego, infraestrutura, escolas e outros bens para a população.

Ao ser questionado sobre a atuação da associação frente ao debate da moratória, Lucas Costa Beber pontuou que a Aprosoja MT está atuando juntamente com a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e o Governo do Estado de Mato Grosso em audiência pública, visando levar ao público uma informação clara e precisa do que é a moratória e como ela pode afetar não somente o produtor, mas toda a sociedade.

“Nós estamos há muitos anos atuando no diálogo com essas empresas. Estamos atuando também na parte política, jurídica e, agora, estamos debatendo com uma lei que foi aprovada aqui em Mato Grosso que seria capaz de derrubar a moratória da soja no Supremo Tribunal Federal (STF). A Aprosoja MT está em ação junto com a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado em audiência pública. Além de utilizar os meios de comunicação para levar a verdade para a população”, concluiu.

Assim, o primeiro episódio do quadro Causa e Efeito, do podcast Apro 360, da Aprosoja MT, abordou a complexidade da moratória da soja e pontuou a necessidade de encontrar soluções que atendam tanto às demandas dos produtores, quanto da sociedade com uma linguagem casual e didática.

Fonte: Aprosoja MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mapa recebe proposta do Plano Agrícola e Pecuário 25/26 da CNA Mapa recebe proposta do Plano Agrícola e Pecuário 25/26 da CNA
Com R$423 bilhões em movimentação cooperativas agropecuárias ganham destaque no CCAgro em Campinas/SP Com R$423 bilhões em movimentação cooperativas agropecuárias ganham destaque no CCAgro em Campinas/SP
Petrobras avança em acordo para reassumir fábricas de fertilizantes
CNA pede aumento de 25% no Plano Safra, mas que recursos cheguem aos produtores
Nota Oficial: Peixe BR critica decisão do governo brasileiro em liberar importação de tilápia do Vietnã
Fex Agro Conquista selo de carbono neutro por cumprir metas ambientais