No STF, Aprosoja MT defende lei que prevê o fim da moratória da soja em Mato Grosso

Publicado em 19/02/2025 19:00
Comitiva com parlamentares discutiu impactos do acordo para municípios mato-grossenses e defendeu constitucionalidade da Lei nº 12.709/2024

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Lucas Costa Beber, esteve nesta quarta-feira (19.02) no Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a constitucionalidade da Lei nº 12.709, de 24 de outubro de 2024, acompanhado de parlamentares como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), a deputada estadual Janaina Riva (MDB), os deputados estaduais Chico Guarnieri (PL) e Wilson Santos (PSD), o senador Wellington Fagundes (PL), entre outras autoridades, além do diretor executivo da entidade, Wellington Andrade.

A agenda teve como foco uma audiência com o ministro do STF, Flávio Dino, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7774, contra a lei que proíbe a concessão de benefícios fiscais e de terrenos públicos por empresas signatárias de acordos comerciais que imponham restrições à expansão da atividade agropecuária e ampliem desigualdades regionais.

Em dezembro de 2024, o ministro Flávio Dino, suspendeu a validade da lei mato-grossense. A Aprosoja Mato Grosso busca agora a reversão da decisão, já que a Moratória da Soja tem prejudicado o desenvolvimento de muitos municípios no estado.

“Estivemos aqui no STF, em Brasília, onde tivemos uma audiência com o ministro Flávio Dino, falando sobre a constitucionalidade da lei proposta pelo deputado Gilberto Cattani e outros coautores da ALMT que trata sobre a moratória da soja. Estiveram comigo alguns parlamentares que também discutiram os impactos negativos que a Moratória causa para Mato Grosso. Estamos muito confiantes que vamos avançar a partir dessa conversa para buscar justiça para os produtores e para a economia de Mato Grosso”, disse Lucas Costa Beber.

O presidente da ALMT, parabenizou a luta da Aprosoja MT e se comprometeu a defender os produtores do estado. “Parabéns à Aprosoja MT por esse encaminhamento e a Assembleia está junto com a Aprosoja MT, junto com os produtores, defendendo os interesses de Mato Grosso”, disse Max Russi.

A Aprosoja Mato Grosso segue atenta às discussões de matérias como a Moratória da Soja e continuará defendendo os produtores e o desenvolvimento agrícola do estado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA debate desafios do CAR e do georreferenciamento de imóveis rurais CNA debate desafios do CAR e do georreferenciamento de imóveis rurais
Ações financeiras impulsionam mercados de China e Hong Kong Ações financeiras impulsionam mercados de China e Hong Kong
Mercado de celulose da China pode ser desafiador diante das tarifas dos EUA, diz Copec
Pesquisadora brasileira que ajudou no boom de grãos do país vence prêmio mundial
Dólar à vista fecha em baixa de 1,33%, a R$5,6075 na venda
Crop Tour Estados Unidos 2025 já está com roteiro definido e vagas abertas; saiba mais