Lupion e Tereza Cristina criticam alas do PT que querem taxar exportações do agro brasileiro

Publicado em 28/01/2025 18:04

Durante missão no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, o Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR) e a Vice-presidente da FPA no Senado, Tereza Cristina (PP-MS) criticaram a postura de alas do Partido dos Trabalhadores interessadas em uma taxação transitória das exportações do agro brasileiro.

Tal movimento, noticiado pela Folha de São Paulo nesta terça (28), teria como objetivo reduzir os alimentos enviados para fora, com um suposto aumento da oferta no país e, por consequência, gerar uma redução no preço dos alimentos via uma intervenção no mercado.

As medidas chegaram a ser discutidas com representantes da Alta Cúpula do governo Lula. Pedro Lupion criticou a postura de petistas que defendem essa medida “descabida” e com único propósito de prejudicar o setor agropecuário brasileiro.

“Viemos em missão ao Parlamento Europeu, defender a produção ambientalmente sustentável e o grande potencial de alimentar o mundo que o Brasil tem, e vemos uma notícia como essa, de alas do PT, remando ‘contra a maré’ e trabalhando contrariamente ao desenvolvimento econômico dos brasileiros”.

A senadora Tereza Cristina rechaçou de imediato a proposta petista: “Meu Deus do céu, será que sempre vão continuar no caminho errado? Saiam da contramão, valorizem o agro brasileiro e todo o grande trabalho de segurança alimentar que nosso setor realiza.”

Medida em moldes semelhantes foi adotada pelo governo de Cristina Kirchner, na Argentina, e gerou locautes ruralistas, bloqueios de estradas, desabastecimento e aumento da inflação naquele país.

Europa

Lupion e Tereza Cristina representam a FPA em uma Missão no Parlamento Europeu e na FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – para mostrar que o Brasil é uma nação com responsabilidade social e ambiental em sua produção agropecuária.

Junto a representantes brasileiros nos organismos internacionais, integrantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e embaixadores, eles devem percorrer as cidades de Bruxelas, Roma e Paris, e trocar experiências também com autoridades locais.

“O objetivo dessa missão é mostrar que temos responsabilidade ambiental na alimentação das mais de 8 bilhões de bocas famintas no planeta, e nosso potencial para nos tornarmos o maior produtor mundial de alimentos”, afirmou Lupion.

FAEP

Lupion e Tereza participaram ainda, de forma remota, de Assembleia-Geral da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), realizada nesta segunda (27), em Curitiba. O encontro teve a presença de outros deputados federais e mais de 100 presidentes e/ou delegados de sindicatos rurais do estado.

O presidente da FPA alertou para os desafios que o setor tem pela frente, tanto no Paraná quanto em outros estados brasileiros. “Um Plano Safra difícil de aceitar, um seguro agrícola que não existe, e a gente precisa, efetivamente, baixar os custos de produção. Felizmente, temos articulação e a reação da FPA em relação Às atitudes do governo federal, e uma atuação consistente da FAEP em conjunto conosco”, finalizou.

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Podcast do NA #67 - Incertezas sobre a execução do Plano Safra  fortalecem discussões sobre o Fiagro e o financiamento do mercado de capitais Podcast do NA #67 - Incertezas sobre a execução do Plano Safra fortalecem discussões sobre o Fiagro e o financiamento do mercado de capitais
Aplicativo digital é a mais nova tecnologia que a Coplacana utiliza para atender aos cooperados
Intercooperativismo é a saída que a Coplacana encontrou para oferecer juros mais acessíveis e competitivos
Coplacana considera que preços do açúcar são remuneradores e vê boas perspectivas para a próxima safra
Após ano difícil, Estado de São Paulo foca na recuperação do potencial produtivo canavieiro
Famato recebe comitiva de cooperativa norte-americana