Novo esquema de exportação da Ucrânia afetou embarques agrícolas em dezembro, diz governo

Publicado em 08/01/2025 14:28

Por Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - A Ucrânia registrou uma queda nas exportações agrícolas de dezembro após a introdução de um esquema destinado a coibir a evasão fiscal sobre commodities agrícolas, informou o Ministério da Agricultura à Reuters nesta quarta-feira.

Em 1º de dezembro, o governo introduziu preços mínimos de exportação, impôs novos controles sobre as remessas pelos serviços fiscais e alfandegários do país e limitou a autorização de exportação às empresas que pagam imposto sobre valor agregado.

O objetivo era impedir que os exportadores usassem preços de exportação artificialmente baixos para evitar o pagamento de impostos, uma prática que prejudica as contas nacionais.

"A (queda no) volume das exportações agrícolas em dezembro de 2024 em comparação com dezembro de 2023 é o resultado da adaptação dos exportadores às novas condições de exportação", disse o ministério em um comentário por escrito, sem fornecer os números do mês.

O sindicato de comerciantes UGA da Ucrânia disse na quarta-feira que os principais produtos em volumes de exportação de commodities agrícolas em dezembro caíram quase 35% em relação ao ano anterior.

O sindicato disse que os embarques de trigo apresentaram a maior queda.

A Ucrânia é um produtor e exportador global de grãos, sementes oleaginosas e óleos vegetais, mas a produção caiu desde a invasão russa em 2022.

Os dados da UGA mostraram que as exportações combinadas de grãos, sementes oleaginosas e óleos vegetais totalizaram quase 4,7 milhões de toneladas métricas em dezembro de 2024, abaixo dos 7,2 milhões do ano anterior.

As exportações de trigo caíram de 1,84 milhão para 789.000 toneladas, enquanto os embarques de milho recuaram de 3,12 milhões para 2,50 milhões de toneladas, mostraram os dados.

Para a temporada de julho-junho de 2024/25 até o momento, o ministério disse na quarta-feira que as exportações de grãos da Ucrânia aumentaram para 22,44 milhões de toneladas, de 19,42 milhões no ano anterior.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cuba arrenda terras agrícolas para empresa estrangeira pela primeira vez desde a revolução
Marca histórica do agronegócio brasileiro destaca protagonismo na segurança alimentar global
Corte de verba no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural afeta milhares de apólices e gera insegurança no setor
Novo esquema de exportação da Ucrânia afetou embarques agrícolas em dezembro, diz governo
Indonésia restringe exportações de óleo de cozinha usado e resíduos de palma para ajudar consumo doméstico
Mato Grosso do Sul fecha 2024 com superávit de US$ 7,1 bilhões na balança comercial
undefined