Sementes Oilema fecha 2024 com crescimento e inaugura nova sede

Publicado em 06/01/2025 11:47

Referência nacional no mercado, a Sementes Oilema encerra o ano de 2024 com resultados sólidos, marcados por crescimento operacional e pela consolidação de investimentos estratégicos, incluindo a conclusão de sua nova sede, cuja inauguração acontece na segunda-feira (06/01), em Luís Eduardo Magalhães /BA. Em um cenário desafiador para o agronegócio, a empresa alcançou um crescimento de mais de 5% em volume comercializado, o que estabelece em cerca de 2,5% a sua participação na área total ocupada pela soja no Brasil. No período, a Oilema expediu 1,4 milhão de sacos de sementes, dentro do padrão de qualidade superior, pelo qual a companhia foi pioneira. Para 2025, as perspectivas são ainda mais promissoras, com o estabelecimento do planejamento estratégico que traça diretrizes para os próximos seis anos, reforçando a eficiência e o profissionalismo da companhia.

Segundo o CEO da Sementes Oilema, Celito Missio, os resultados refletem um alinhamento ao planejamento estabelecido. “Tivemos um ano desafiador, mas com crescimento consistente, em um momento em que muitos no mercado enfrentaram retração. A qualidade de nossas sementes foi um diferencial: não tivemos nenhum hectare replantado por questões de qualidade, o que reforça a confiança dos nossos clientes e parceiros.”

Um dos destaques no portfólio foi o crescimento expressivo, de cerca de 50%, da cultura do sorgo, que desponta como uma das principais apostas da empresa para os próximos anos. A demanda interna, impulsionada pela chegada da Inpasa – indústria de etanol de milho e sorgo, que iniciará operações no Maranhão em março de 2025 e, na Bahia, em 2026 –, aliada ao potencial de exportação para países como a China, amplia as perspectivas do mercado. “O sorgo é uma cultura extremamente promissora. Os produtores já estão se preparando para atender a essa demanda, tanto para a produção de etanol quanto para exportação. O Brasil tem todas as condições de ampliar sua participação nesse mercado global,” enfatiza Missio.

Nova sede

Além dos avanços no campo, a nova sede da Sementes Oilema, que será oficialmente inaugurada no dia 6 de janeiro de 2025, marca um novo ciclo para a companhia, e integra o conceito do “novo campo em movimento”, que sintetiza a visão, visão e valores da companhia. Construída em um terreno de 3,6 mil metros quadrados, a estrutura conta com um laboratório de 465 metros quadrados, blocos administrativos modernos, área gourmet e espaços verdes planejados. 

A construção, realizada ao longo de dois anos, utilizou painéis isotérmicos que garantem melhor conforto térmico, especialmente em regiões de clima quente como Luís Eduardo Magalhães (BA), onde a Oilema está instalada. Para o CEO, a sede reflete o compromisso da Oilema com eficiência e qualidade: “Investimos na nova sede não apenas para crescer fisicamente, mas para proporcionar um ambiente de trabalho mais moderno e confortável, garantindo eficiência operacional e melhores condições para nossos colaboradores e parceiros.”

Governança

Outro ponto destacado por Missio é o avanço da governança corporativa. Desde a criação do conselho consultivo há dois anos, a empresa tem estruturado um planejamento estratégico até 2030, com foco em inovação, excelência operacional e relacionamentos. “Estamos desenvolvendo dez projetos estratégicos, baseados nos pilares da companhia, que vão desde fidelização de clientes até a ampliação da nossa atuação em mercados que ainda não exploramos. É um movimento planejado e liderado com profissionalismo, pelo nosso Conselheiro Independente Marcos Fava Neves, envolvendo toda a equipe, em todos os níveis”, explica Missio.

O ano também foi marcado pela implantação de um novo sistema de gestão, que trouxe mais segurança e eficiência às operações. “Capacitamos e treinamos nossas equipes em tempo recorde, garantindo que a transição para o novo sistema ocorresse de forma fluida e eficiente. Esse aprendizado nos fortalece para enfrentar os próximos desafios com ainda mais confiança,” completa o CEO.

Com um histórico de investimentos robustos – R$ 70 milhões aplicados desde o ano passado em infraestrutura, incluindo a nova sede e o escritório na fazenda –, a Oilema reforça seu compromisso com qualidade, eficiência e inovação. “Esses investimentos não são apenas para crescer, mas para garantir que operemos com excelência em todas as frentes. Estamos preparados para seguir em movimento, crescendo junto com o produtor brasileiro,” conclui Celito Missio.

Fonte: Oilema

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações do boi reagem com oferta curta e escalas apertadas enquanto soja e café recuam
Cuba arrenda terras agrícolas para empresa estrangeira pela primeira vez desde a revolução
Marca histórica do agronegócio brasileiro destaca protagonismo na segurança alimentar global
Corte de verba no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural afeta milhares de apólices e gera insegurança no setor
Novo esquema de exportação da Ucrânia afetou embarques agrícolas em dezembro, diz governo
Indonésia restringe exportações de óleo de cozinha usado e resíduos de palma para ajudar consumo doméstico
undefined