Convênio 100/97: Renovação estimula competitividade e fortalece setor agrícola brasileiro

Publicado em 18/12/2024 13:41

O Governo de São Paulo publicou nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial do Estado, o ofício número 24/2024, que solicita à Assembleia Legislativa paulista a renovação do Convênio ICMS 100/97, do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), que reduz a base de cálculo de ICMS e concede a isenção tributária em operações internas.

Esses benefícios têm papel crucial na redução dos custos de produção agrícolas, permitindo que os produtores mantenham a competitividade em um mercado onde os preços dos insumos impactam diretamente a rentabilidade do agricultor e o preço dos alimentos. Essa medida estimula novos investimentos, em um dos setores econômicos que é um dos pilares da economia paulista, especialmente no interior do estado.

O setor de tecnologias agrícolas agradece ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e equipe, com destaque para o papel do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai, por essa importante decisão, demonstrando o comprometimento do Governador com o agronegócio paulista.

A manutenção do CONFAZ 100/97 é fundamental para garantir o fortalecimento do agronegócio brasileiro, traz mais segurança jurídica, garante segurança alimentar, a eficiência energética e a produção de fibras, que resultam em estabilidade econômica e desenvolvimento social.

Fonte: CropLife

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil