CNA participa de lançamento de publicações da Agência Nacional de Águas e Saneamento

Publicado em 13/12/2024 17:00
Live para apresentar o conteúdo foi realizada na quarta (11)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta-feira (11), do lançamento de três publicações da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).

As publicações, que tratam da situação da água e seus usos no Brasil, incluem o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos 2024, o Guia de Automonitoramento do Uso da Água e o Manual de Usos Consuntivos.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, destacou a importância das publicações para dar mais visibilidade e disseminar as informações sobre o uso dos recursos hídricos.

“A gente se sente muito seguro enquanto usuário de ter o apoio técnico da agência, com estudos e boletins que trazem a cada ano novos detalhamentos que auxiliam nas gestões setoriais, corroborando com o planejamento macro dos usos a nível de Brasil. A agência traz para nós, como setor, ferramentas e dados de extrema importância para a tomada de decisões”, afirmou.

Ela destacou ainda a importância de tornar essas informações acessíveis e compreensíveis para os produtores e usuários que fazem o uso da água. “Quem vai aplicar na base e precisa cumprir as normas é o produtor, é o usuário, e quanto mais entendível isso chega, quando mais visual isso é, mais efetividade a gente vai ter com a aplicação das políticas e dos normativos”.

Jordana também fez questão de enfatizar a parceria estabelecida entre a CNA e a ANA, que vem sendo fortalecida desde 2021. “Para nós é uma honra a oportunidade de participar dessa live com grandes entregas e relevantes estudos para nortear as políticas públicas do Brasil. Estamos encerrando o ano com chave de ouro, fortalecendo esse diálogo e parceria que vem sendo desenvolvido com a ANA, e já somam muitos resultados, no sentido de melhorar a gestão setorial dos recursos hídricos”.

Entre os resultados alcançados, a assessora destacou o Marco Regulatório do São Marcos. “A água é o que move o país e tem que ter essa gestão cuidadosa, que a agência vem fazendo, com completa capacidade. E isso aproximou num diálogo, que vem trazendo grandes frutos, como a questão do marco regulatório do São Marcos, que há anos existe a tentativa de um desfecho, e nessa semana vão ser entregues as primeiras outorgas do marco regulatório.

Para 2025, a assessora técnica espera fortalecer ainda mais a parceria entre a CNA e a ANA.

“Esperamos que ano que vem tenhamos mais trabalhos previstos, através de um acordo que vai ser assinado. E agradecemos, mais uma vez, esse trabalho excepcional que essa agência vem desenvolvendo em prol da segurança hídrica nacional”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário