CNA participa de lançamento de publicações da Agência Nacional de Águas e Saneamento
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta-feira (11), do lançamento de três publicações da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).
As publicações, que tratam da situação da água e seus usos no Brasil, incluem o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos 2024, o Guia de Automonitoramento do Uso da Água e o Manual de Usos Consuntivos.
A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, destacou a importância das publicações para dar mais visibilidade e disseminar as informações sobre o uso dos recursos hídricos.
“A gente se sente muito seguro enquanto usuário de ter o apoio técnico da agência, com estudos e boletins que trazem a cada ano novos detalhamentos que auxiliam nas gestões setoriais, corroborando com o planejamento macro dos usos a nível de Brasil. A agência traz para nós, como setor, ferramentas e dados de extrema importância para a tomada de decisões”, afirmou.
Ela destacou ainda a importância de tornar essas informações acessíveis e compreensíveis para os produtores e usuários que fazem o uso da água. “Quem vai aplicar na base e precisa cumprir as normas é o produtor, é o usuário, e quanto mais entendível isso chega, quando mais visual isso é, mais efetividade a gente vai ter com a aplicação das políticas e dos normativos”.
Jordana também fez questão de enfatizar a parceria estabelecida entre a CNA e a ANA, que vem sendo fortalecida desde 2021. “Para nós é uma honra a oportunidade de participar dessa live com grandes entregas e relevantes estudos para nortear as políticas públicas do Brasil. Estamos encerrando o ano com chave de ouro, fortalecendo esse diálogo e parceria que vem sendo desenvolvido com a ANA, e já somam muitos resultados, no sentido de melhorar a gestão setorial dos recursos hídricos”.
Entre os resultados alcançados, a assessora destacou o Marco Regulatório do São Marcos. “A água é o que move o país e tem que ter essa gestão cuidadosa, que a agência vem fazendo, com completa capacidade. E isso aproximou num diálogo, que vem trazendo grandes frutos, como a questão do marco regulatório do São Marcos, que há anos existe a tentativa de um desfecho, e nessa semana vão ser entregues as primeiras outorgas do marco regulatório.
Para 2025, a assessora técnica espera fortalecer ainda mais a parceria entre a CNA e a ANA.
“Esperamos que ano que vem tenhamos mais trabalhos previstos, através de um acordo que vai ser assinado. E agradecemos, mais uma vez, esse trabalho excepcional que essa agência vem desenvolvendo em prol da segurança hídrica nacional”.
0 comentário
Brasil mira novos mercados para carne brasileira em 2025, açúcar recua 5% na semana e demanda por milho recua pressionando cotações
Prejuízos com a ferrugem-asiática podem ultrapassar R$ 6 mil por hectare
CNA participa de lançamento de publicações da Agência Nacional de Águas e Saneamento
Em Mato Grosso, ministro Carlos Fávaro destaca importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico
Agro e Prosa Episódio 908 - O que irá mudar com a regulamentação dos bioinsumos
Cenário Fiscal Brasileiro: Reflexos para o Setor Agropecuário | Ouça o Agro CNA/Senar #152