Brasil ganha 1º Centro de Treinamento em Irrigação e amplia fronteiras da inovação no agronegócio

Publicado em 27/11/2024 14:55

Em um momento em que o Brasil busca ampliar sua produtividade agrícola e adotar práticas mais sustentáveis no campo, a formalização do 1º Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil, em Uberaba (MG), representa um momento importante para o agronegócio. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Valley, referência mundial em tecnologia de irrigação, e a Universidade do Agro, da Universidade de Uberaba (Uniube), destacando a união entre educação e inovação para enfrentar os desafios do setor.

Inspirado no modelo de excelência da matriz da Valmont Industries, nos Estados Unidos, o centro tem como missão capacitar profissionais para operar sistemas avançados de irrigação, otimizando o uso de recursos hídricos e aumentando a eficiência produtiva no campo. A iniciativa visa suprir uma lacuna histórica no setor agro brasileiro: a falta de mão de obra especializada em tecnologias de irrigação de alta precisão.

"A criação deste centro busca atender não apenas à demanda da Valley, mas de todo o mercado. A nossa expectativa é muito grande. Além de capacitar profissionais para atuar no campo, o centro irá aproximar clientes, distribuidores e estudantes das inovações tecnológicas da empresa. Não será um espaço exclusivo para estudantes universitários. Clientes, parceiros e distribuidores também terão acesso a treinamentos. Nosso objetivo é criar um ambiente integrado onde alunos e profissionais possam vivenciar o mercado de irrigação em sua totalidade", explica o vice-presidente da Valmont Agricultura no Brasil, Cristiano Del Nero.

A escolha de Uberaba para sediar o 1º Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil reforça a relevância do município como um hub estratégico para o agronegócio nacional. Reconhecida por sua expressiva produção de cana-de-açúcar, pecuária e alta concentração de pivôs centrais, a cidade se consolida como uma das principais regiões agrícolas do país.

"A execução do projeto está avançada, e as primeiras aulas estão previstas para o meio de 2025. Estamos organizando a instalação dos equipamentos na fábrica, com montagem prevista para o início do próximo ano. Uberaba sempre foi uma região-chave para nós, e acreditamos que este projeto consolidará ainda mais a cidade como referência no setor", afirmou Del Nero.

Parceria com a Universidade do Agro

O anúncio, realizado em parceria com a Universidade do Agro, em Uberaba (MG), nesta terça-feira (26), contou com a presença do vice-presidente da Valmont Agricultura no Brasil, Cristiano Del Nero, do reitor da Uniube, Marcelo Palmério e do diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori. A parceria com a Universidade do Agro permitirá integrar ensino, pesquisa e extensão de maneira aplicada, criando um ecossistema único de formação tecnológica para o agronegócio.

A aliança com a Universidade do Agro permitirá a integração entre ensino, pesquisa e extensão, conectando os alunos diretamente às demandas do mercado. Para o diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori, o centro de treinamento é uma oportunidade única para consolidar Uberaba como um polo de educação aplicada ao agronegócio. “Este projeto está alinhado ao percurso formativo dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Ele permitirá que os alunos desenvolvam projetos de extensão e pesquisa com impacto direto no mercado. Essa parceria com a maior empresa de irrigação do mundo reafirma nosso compromisso com a inovação e a formação de alto nível.”

O centro será equipado com sistemas avançados de irrigação, sensores climáticos e ferramentas de monitoramento, oferecendo aos estudantes um contato prático com as tecnologias mais modernas do mercado global.

"As parcerias são extremamente importantes, e tenho destacado isso em todas as reuniões com os gestores dos cursos da Universidade. Hoje, o que realmente importa não é apenas o que acontece dentro da sala de aula, mas as atividades extracurriculares que complementam a formação teórica. É fundamental mostrar na prática o que está sendo realizado no mercado. Acredito que essas parcerias que estão sendo acertadas, vão enriquecer, e muito, o trabalho, conhecimento e a formação dos nossos alunos. Tenho plena confiança de que nossa equipe está empenhada e comprometida em fazer um trabalho bem-feito", finaliza o reitor da Uniube, Marcelo Palmério.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil ganha 1º Centro de Treinamento em Irrigação e amplia fronteiras da inovação no agronegócio
Por falta de pesquisador, IAC interrompe estudos em grãos, hortaliças e tecnologia de fibras
CNA e parlamentares discutem temas de interesse do agro
Haddad anunciará isenção de IR para quem ganha até R$5 mil, diz O Globo
Faturamento do setor de máquinas avança em outubro após mais de 2 anos de quedas, diz Abimaq
undefined