Faturamento do setor de máquinas avança em outubro após mais de 2 anos de quedas, diz Abimaq

Publicado em 27/11/2024 14:07

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - O faturamento líquido da indústria de máquinas e equipamentos subiu 6,4% em outubro versus o mesmo período do ano passado, para 26,3 bilhões de reais, puxado pela melhora nas exportações e das vendas no mercado doméstico.

O resultado é o primeiro positivo após 28 meses consecutivos de quedas interanuais, afirmou a associação que representa o setor, Abimaq, em apresentação nesta quarta-feira.

Considerando apenas vendas no mercado doméstico, a receita líquida da indústria cresceu 6,5% em uma base anual, para 18,4 bilhões de reais. Na comparação com setembro, avançaram tanto a receita total (+11,3%) quanto a interna (+12%).

As exportações do setor ficaram quase estáveis ano a ano, com uma variação negativa de 0,6%, em 1,4 bilhão de dólares. Já as importações subiram 32,4% na mesma base, a 2,7 bilhões de dólares, conforme dados da Abimaq.

O consumo aparente de máquinas, que leva em conta equipamentos produzidos no país e importados, foi 21,6% superior em outubro em relação ao mesmo mês de 2023.

A melhora da receita de vendas ajudou a manter o uso da capacidade instalada em patamar superior ao observado no ano passado, com o setor encerrando outubro com utilização de 76,1%, versus 75,9% no mesmo período de 2023.

A carteira de pedidos, medida em semanas para o seu atendimento, caiu 3,3% ante outubro do ano anterior, mas a entidade destacou que o resultado não foi homogêneo, e que setores como produtores de máquinas para indústria de transformação e de base tiveram expansão nas encomendas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos
undefined