CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas

Publicado em 26/11/2024 18:58
Matéria vai ao Plenário do Senado após aprovação de urgência

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) rejeitou, nesta terça-feira (26), duas emendas apresentadas em Plenário ao Projeto de Lei (PL 537/2019), que Institui o Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas e assegura direitos trabalhistas aos trabalhadores de cooperativas, como previsão de jornada de trabalho e o piso salarial. Com o requerimento de urgência aprovado pelo colegiado, a matéria volta à discussão no Plenário da Casa.

Para o relator da matéria, senador Fernando Dueire (MDB-PE), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), as emendas apresentadas deveriam ser rejeitadas dado que o texto em sua totalidade busca garantir a integralidade aos direitos e por isso se faz desnecessária a reiteração. “Meu voto foi pela rejeição. A reiteração das garantias gerais da CLT é desnecessária, mas o direito de sindicalização precisa constar explicitamente no texto, pois é uma forma de garantir que os interesses peculiares da categoria sejam reconhecidos”, disse o parlamentar.

Dueire acrescenta que o texto garante aos trabalhadores das cooperativas direitos pertinentes à jornada de trabalho, à negociação coletiva e ao piso salarial, entre outros, além de garantir a representação por organização sindical específica e exclusiva da categoria.

“Esse é exatamente o propósito deste projeto: conferir tratamento adequado ao trabalhador das cooperativas, aqueles que mantêm vínculo de emprego com uma cooperativa ao preencher os requisitos legais da legislação trabalhista”, salientou.

Como o projeto veio da Câmara dos Deputados e não foi modificado pelos senadores, caso seja aprovado em Plenário, o texto seguirá para a sanção presidencial.

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila
undefined