Wall Street cai com nervosismo por tensões crescentes entre Rússia e Ucrânia

Publicado em 19/11/2024 12:32

 

Por Lisa Pauline Mattackal e Purvi Agarwal

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street caíam nesta terça-feira, com a escalada das tensões entre a Rússia e a Ucrânia diminuindo o apetite pelo risco em nível global e fazendo com que os investidores corressem em busca de ativos seguros.

O presidente russo, Vladimir Putin, reduziu o limite para um ataque nuclear em resposta a uma gama mais ampla de ataques convencionais, e Moscou disse que a Ucrânia havia atacado a Rússia com mísseis de longo alcance fabricados nos Estados Unidos.

"Estamos nervosos porque Putin disse que, se houver uma escalada, ele poderá igualar a escalada. Os mercados (em todo o mundo) estão refletindo esse nervosismo", disse Kim Forrest, diretor de investimentos da Bokeh Capital Partners.

O índice CBOE Volatility saltou brevemente para seu ponto mais alto desde a eleição de 5 de novembro nos EUA, para 17,93, antes de cair para 16,52.

"A combinação da Rússia aumentando sua retórica de guerra e a incerteza sobre como o novo governo presidencial dos EUA responderá é uma receita para a volatilidade do mercado de ações", disse Gaurav Mallik, diretor de investimentos da Pallas Capital Advisors.

O ressurgimento das tensões geopolíticas aumentou o nervosismo durante uma semana crucial para Wall Street, já que os investidores aguardam as principais nomeações para o gabinete do presidente eleito Donald Trump, avaliam o possível caminho para os cortes na taxa de juros e aguardam o balanço trimestral da gigante da IA Nvidia.

A Nvidia, que divulga os resultados do terceiro trimestre na quarta-feira, ganhava 2%. Devido ao seu peso nos principais índices, seus resultados podem oferecer suporte às ações em um mercado volátil.

O Dow Jones Industrial Average caía 0,78%, para 43.052,45 pontos, o S&P 500 perdia 0,40%, para 5.869,94 pontos, e o Nasdaq Composite tinha queda de 0,13%, a 18.767,98 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil avança em diálogo internacional com Japão e Angola em reuniões bilaterais
Wall Street cai com nervosismo por tensões crescentes entre Rússia e Ucrânia
Quarentenário do IAC está se adequando a novas exigências do Ministério da Agricultura
CropLife Brasil participa de audiência pública do STF sobre oneração fiscal de defensivos agrícolas
Reuters: Safra de trigo da Ucrânia deve crescer em 2025 com maior área semeada, diz ministro
Economista destaca necessidade de corte de gastos do Governo, tanto pelo Executivo quanto pelo Legislativo
undefined