ICNA anuncia três startups vencedoras do primeiro Demoday do HUB CNA

Publicado em 18/11/2024 10:11
Seis empresas participaram do desafio realizado na quarta (13), em Brasília

O Instituto CNA anunciou, na quarta (13), as três startups do Programa de Impulsionamento de Startups do Agro vencedoras do primeiro Demoday realizado pelo HUB CNA, em parceria com a Innosciense.

O evento foi conduzido pela diretora executiva do ICNA, Mônika Bergamaschi, pelo diretor executivo-adjunto, Matheus Ferreira, e pela coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel.

O presidente da CNA, João Martins, e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, participaram da cerimônia de anúncio dos vencedores juntamente com presidentes de federações estaduais.

Na abertura do evento, Mônika explicou como o Programa de Impulsionamento foi realizado até a realização do Demoday.

“No final de 2023, nos comprometemos em selecionar 50 startups para integrar nosso portfólio. A iniciativa gerou uma resposta expressiva, com mais de 260 inscrições ao edital lançado. Após uma análise técnica criteriosa, foram certificadas 127 startups. E hoje temos aqui seis startups certificadas que vão apresentar soluções com o objetivo de intensificar tendências inovadoras para os produtores rurais brasileiros”, afirmou Mônika.

Vencedores – As startups vencedoras do primeiro Demoday do HUB CNA são a Bioplix, representada pelo diretor executivo, Luan Rios Paz; a TratoTex, do empreendedor Mateus Teles; e a Siloreal, apresentada pela diretora de Desenvolvimento de Negócios, Laize Trova.

As três soluções inovadoras para o agro selecionadas vão receber financiamento para a realização das Provas de Conceito a partir de 2025. Os testes serão realizados prioritariamente em propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A comissão de jurados foi composta por Matheus Ferreira; Maciel Silva, diretor técnico adjunto da CNA; Bruno Rocha, gerente executivo do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes/Faemg), Lucas Galvan, superintendente do Senar/MS, e Eduardo Gomes, diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar.

“Foi um trabalho muito difícil para a comissão, e quero destacar que, não só as seis startups que chegaram até aqui, mas todas as 260 que se inscreveram nesse programa, são verdadeiramente vencedoras. As soluções apresentadas foram excelentes, o que tornou a seleção das três finalistas um grande desafio”, destacou Ferreira.

O evento contou com a participação de seis startups. As startups Biofeed Brasil, BeeHype e Vaca Roxa também apresentaram suas soluções no Demoday.

Danielle destacou que o principal objetivo foi apresentar as iniciativas focadas em impactar e agregar valor aos pequenos e médios produtores rurais. "Foi um prazer receber representantes de diversas federações no HUB CNA para conhecer as ações desenvolvidas. Com o apoio das federações e dos técnicos de assistência técnica em todo o Brasil, conseguimos expandir o alcance dessas inovações, ampliando o impacto no campo", afirmou.

Soluções Inovadoras Vencedoras – A Siloreal é uma plataforma oferece soluções para monitorar grãos armazenados em silos bolsa e está em fase de testes para monitoramento de fardos de algodão, enviando dados e alertas em tempo real para todos os envolvidos na cadeia de valor. O foco da empresa está na rastreabilidade, segurança e monitoramento no processo pós-colheita de grãos.

A Bioplix é uma startup tecnológica que desenvolve soluções inovadoras para prolongar a vida útil de frutas, legumes e verduras. Suas soluções utilizam revestimentos comestíveis formulados com biomateriais de origem renovável, que possuem características seguras para o consumo humano. Os revestimentos da Bioplix apresentam atividade antimicrobiana e retardam o amadurecimento dos frutos, oferecendo uma nova forma de conservação no estágio pós-colheita.

A TratoTek integra a robótica para a agricultura, oferecendo soluções inovadoras para pequenos e médios produtores. O Tratobot é um robô teleoperado para pulverização de defensivos agrícolas e adubação granular, operando a uma distância segura de até 400 metros. A solução reduz a exposição a insumos nocivos e facilita o manejo nas lavouras. De fácil operação, o Tratobot pode ser calibrado em menos de uma hora e realiza aplicações em plantios lineares com espaçamento mínimo de um metro.

Impulsionamento – O Programa de Impulsionamento de Startups do Agro tem o objetivo de promover o acesso a tecnologias inovadoras, acessíveis e adaptadas à realidade do produtor rural e levar essas inovações para o campo. É voltado para o desenvolvimento de startups, em qualquer nível de maturidade.

As 127 startups certificadas integram o portfólio do HUB CNA, o que proporciona maior visibilidade, oportunidades de networking, acesso aos benefícios de plataformas tecnológicas parceiras e a possibilidade de interagir com produtores rurais para validar projetos de inovação.

Segundo Danielle, as startups do programa também recebem diagnóstico e impulsionamento personalizado, consultoria individual e mentorias especializadas. A última etapa do programa é a escolha das empresas que vão receber financiamento para testar suas soluções em campo.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Relatório do USDA impulsiona preços da soja e do milho em Chicago enquanto arroba do boi tenta buscar forças na oferta restrita
Moratória da Soja enfrenta teste à medida que STF marca julgamento
Recordes históricos de exportações acendem sinal de alerta para fiscalização agropecuária
EUA atingem petróleo russo com as sanções mais duras até o momento
AO VIVO: PROGRAMA TEMPO & DINHEIRO
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Chuvas irregulares no Rio Grande do Sul e na até a primeira metade de janeiro levantam cautela entre produtores
undefined