Aprosoja MT foca em parcerias com instituições chinesas para avanços na agricultura

Publicado em 01/11/2024 10:34
Delegação brasileira que segue na China, busca parcerias para pesquisa e intercâmbio na produção de soja e milho, destacando a importância do Brasil como fornecedor global

Nesta sexta-feira (01.11), a delegação da Aprosoja Mato Grosso iniciou seu quinto dia na China com uma série de reuniões produtivas que visam estreitar relações no setor agrícola. A jornada começou na Northeast Agricultural University, onde o vice-presidente Liu Zhonghua apresentou a instituição, reconhecida como a melhor da agricultura na China. Com mais de 600 prêmios nacionais e internacionais desde sua fundação, em 1948, a universidade destacou a importância do intercâmbio de conhecimentos e expressou interesse em colaborar com a Aprosoja MT em pesquisas voltadas à produção de soja e milho.

“Hoje temos mais de 300 estudantes internacionais estudando no campus através de intercâmbios. Para nós, as pesquisas são muito importantes, por isso temos interesse em estreitar as relação com a Aprosoja MT para desenvolver mais pesquisas na produção de soja e milho. Queremos desenvolver estudos em conjuntos para que estabelecemos boas parcerias”, disse Liu Zhonghua.

O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, prosseguiu com a reunião apresentando os centros de pesquisa da entidade, como o Ctecno Parecis e Araguaia, que têm se destacado em inovações agrícolas. Além disso, professores da universidade compartilharam suas pesquisas sobre o processamento de soja, ressaltando técnicas que utilizam enzimas aquáticas para extração de óleo, sem o uso de transgênicos.

Na sequência, a delegação visitou a Rice World, do Harbin Zhongmi Group, onde a pauta foi sobre o intercâmbio de informações e a possibilidade de parcerias futuras. O presidente da associação de soja de Harbin também participou, enfatizando o interesse em aprender mais sobre a cultura agrícola brasileira.

Por fim, a delegação foi até a Academia de Agricultura de Heilongjiang. Na ocasião, o presidente do instituto de pesquisa relacionado à soja de Heilongjiang, Wang Jiajun forneceu uma visão detalhada da demanda crescente de soja na China, com 50% das importações provenientes do Brasil.

“Hoje em dia as plantações de soja na China se concentram no nordeste, centro e sul da China. E em média estamos importando 100 milhões de toneladas de soja devido ao aumento populacional. E desse total, 50% vem do Brasil”, destacou, Wang Jiajun.

Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório da instituição. Por fim, a quarta agenda do dia aconteceu no Gabinete de Relações Exteriores do Governo da Província de Heilongjiang onde a delegação foi recebida pelo diretor adjunto do gabinete, Yang Hongpeng. “Esperamos que tenham gostado das nossas agendas na cidade e em toda província e reforço que o nosso departamento está disponível para estreitar nossas parcerias”, pontuou Yang Hongpeng.

Essas reuniões marcam um passo significativo para a Aprosoja Mato Grosso na construção de uma rede de colaboração internacional, focando na troca de conhecimentos e práticas que beneficiarão tanto o Brasil quanto a China.

“Um dos objetivos da missão é conseguir fortalecer a comunicação entre Brasil e China, bem como fazer trabalhos de pesquisa entre as universidades e os nossos centros de pesquisas. A semana foi muito produtiva”, finalizou o diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Bertuol.

MISSÃO CHINA

Além do presidente da Aprosoja MT, a comitiva está composta pelo diretor administrativo da entidade, Diego Bertuol; o diretor financeiro, Nathan Belusso; o vice-presidente sul, Fernando Ferri; o vice-presidente oeste, Luiz Otávio Tatim; o diretor executivo, Wellington Andrade e o presidente da Cooprosoja, Fernando Cadore.

Fonte: Aprosoja MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas
Ucrânia dispara mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra a Rússia um dia após usar ATACMS dos EUA
undefined