Fiesp: nível de utilização de bioinsumos por produtores capacitados é alto, mas entraves ainda precisam ser superados
Pesquisa da Fiesp realizada com 514 produtores agropecuários de todas as regiões do Brasil mostra que 66% deles já usam produtos biológicos (74% dos agricultores e 38% dos pecuaristas). Dentre aqueles que responderam sim para o uso de biológicos, 45% disseram adotar o recurso em toda a área cultivada.
O Monitor de Tendências do Agronegócio Brasileiro mostra que na agricultura, o uso de biológicos está difundido, mas sua adoção em mais larga escala ainda encontra diversos desafios. Os próprios usuários da tecnologia apontam o custo elevado, a dificuldade de aplicação e problemas de armazenamento como as principais dificuldades.
Os não usuários de bioinsumos – cerca de 31% dos produtores ouvidos pela pesquisa, sendo 59% dos pecuaristas e 24% dos agricultores – atribuem à falta de informação, à eficácia variável e ao preço elevado a não adoção do recurso.
A pesquisa indica ainda que, de maneira geral, a qualidade, o preço e a marca dos produtos são os fatores mais avaliados pelo produtor no momento de comprar insumos e bioinsumos.