IPPA/Cepea: Em setembro, o IPPA/CEPEA avança 3%, mas, no ano, acumula queda

Publicado em 23/10/2024 08:33

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) subiu 3,3% de agosto para setembro, em termos nominais. Esse aumento é reflexo das altas observadas em todos os grupos de produtos, sendo de 3,2% para o IPPA-Grãos; de 4,6% para o IPPA-Pecuária; de 4,2% para o IPPA-Hortifrutícolas; e de 0,7% para o IPPA-Cana-Café. No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais avançou 0,2%, indicando que, de agosto para setembro, os preços agropecuários continuaram subindo em relação aos produtos industriais da economia brasileira. No cenário internacional, o índice de preços internacionais dos alimentos, calculado pelo FMI, teve leve alta de 0,7% quando convertidos para Reais, acompanhando uma valorização moderada da taxa de câmbio oficial divulgada pelo Bacen. Assim, os preços internacionais dos alimentos mostraram um comportamento mais estável. No acumulado de 2024, contudo, o IPPA/CEPEA registra queda, de 4,5%, influenciado sobretudo pela retração significativa – de quase 10% – do IPPA-Grãos e também pela baixa de 5,4% do IPPA-Pecuária. Em comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais acumula queda de 2,3% neste ano, enquanto os preços internacionais dos produtos recuaram 0,1%.

Fonte: CEPEA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined