Federações destacam importância da relação institucional nos estados
Os participantes da “Imersão ARI e Federações”, evento promovido pela CNA, destacaram a importância da relação institucional nos estados e da atuação política para defender os interesses dos produtores rurais.
O evento, que ocorreu na quarta (16) e na quinta (17) na sede da entidade, contou com palestras e debates sobre o Sistema CNA/Senar/ICNA e sobre os mais diversos temas como a representação institucional na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, no poder Executivo, orçamento público e comunicação estratégica, além de uma visita ao Congresso Nacional.
Os participantes também assistiram palestras sobre a atuação da Assessoria de Relações Institucionais (ARI) da CNA.
A chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Mírian Vaz, afirmou que a imersão foi uma oportunidade para as federações compreenderem o Sistema e seus programas, desenvolverem habilidades para uma comunicação mais eficaz e coordenada e padronizar práticas e procedimentos para uma atuação mais coesa e eficiente de ponta a ponta.
“O networking e troca de experiências permite a interação e compartilhamento de experiencias e desafios com as federações. O esforço e dedicação de cada um é indispensável para fortalecer a comunicação com os agentes políticos”, explicou .
O vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha, ressaltou que o trabalho de interlocução com a base é fundamental para fortalecer as demandas dos sindicatos rurais.
Para o presidente da Federação da Agricultura de Roraima (Faerr), Silvio Silvestre de Carvalho, o evento foi extremamente importante para nivelar o entendimento das federações em relação à atuação política em suas regiões.
Já o presidente da federação do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Ribeiro, disse que a CNA, as federações e os sindicatos precisam estabelecer uma comunicação conjunta e caminhar juntos para atingir um objetivo comum que é a defesa do setor.
Segundo o representante da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), Luiz Cláudio Macedo, a iniciativa foi importante pois mostrou que o trabalho de relações institucionais deve ser feito de forma mais sistemática, com acompanhamento técnico, para trazer segurança jurídica ao setor.
“A área de relações institucionais é fundamental para o sucesso do nosso setor. Temos que trabalhar de forma proativa, contribuindo para as discussões”, afirmou.
Para a representante da Federação da Bahia (Faeb), Dayana Fraga, a comunicação estratégica e a articulação política são importantes para firmar compromissos do agro. “A imersão proporcionou a troca de experiência e o intercâmbio de aprendizado”.
Estiveram presentes na Imersão ARI 31 representantes de 22 federações, sendo do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.