CNA discute posicionamento para a COP 29 em reunião da Farm
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) presidiu a reunião da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), na quarta (16), no Chile, que discutiu, entre outros assuntos, o posicionamento dos países integrantes para a COP 29.
O vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, assumiu a presidência rotativa da Farm em setembro deste ano e o mandato segue até setembro de 2025. Além do Brasil, estiveram presentes na reunião representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Durante o encontro, os participantes debateram a construção de um documento com a posição da Farm para a 29ª Conferência das Nações sobre Mudanças Climáticas (COP 29), que acontecerá em novembro, em Baku, no Azerbaijão.
A CNA divulgou, no início do mês, o posicionamento do setor agropecuário brasileiro sobre as principais pautas da agenda climática mundial, como o financiamento climático, a meta global de adaptação, mercado de carbono e acordos multilaterais não negociados.
Clique aqui e veja o documento na íntegra.
Segundo Gedeão Pereira, que também preside a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a Farm tem discutido e analisado todas as questões que impactam o comércio dos países do Mercosul, como a Lei Antidesmatamento da União Europeia.
“Essas exigências vão afetar os principais produtores de alimentos e a segurança alimentar mundial depende, principalmente, do Mercosul porque, juntos, temos território, ambiente de produção e produtores rurais qualificados”, disse.
Ainda na reunião, os integrantes debateram o plano de trabalho da federação para o mandato 2024/25, as relações entre os blocos no contexto do comércio internacional e a avaliação dos desafios da Lei Antidesmatamento da União Europeia (EUDR).
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, e o assessor Eric Pinheiro também acompanharam as agendas.
Na quarta (16), a CNA também participou do evento Enagro 2024, realizado pela Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), para discutir o potencial da produção agrícola sustentável do Chile.