Fábricas de fertilizantes e moinhos de grãos da Flórida fecham, se antecipando a impactos do furacão Milton

Publicado em 10/10/2024 07:26 e atualizado em 10/10/2024 13:14

CHICAGO, 9 de outubro (Reuters) - Fábricas de fertilizantes, instalações de ração para gado e pelo menos um grande moinho de farinha na Flórida fecharam na quarta-feira em preparação para os ventos destrutivos, as chuvas fortes e a tempestade causada pelo furacão Milton.

A tempestade de categoria 4 se aproxima da costa oeste da Flórida , enquanto milhões de pessoas ao longo de um trecho de mais de 483 km de litoral estavam sob ordens de evacuação antes de sua chegada prevista perto da Baía de Tampa.

Milton é a segunda grande tempestade a atingir a Flórida em duas semanas depois que o furacão Helene atingiu a região de Big Bend em 26 de setembro e deixou um rastro de destruição em áreas agrícolas do sudeste.

A fabricante de fertilizantes Mosaic enviou um novo comunicado que paralisou as operações na Flórida. A empresa, que extrai rocha fosfática no estado e produz cerca de três quartos dos fertilizantes fosfatados da América do Norte, disse na semana passada que uma instalação em Riverview, Flórida, estava inoperante por causa de uma tempestade de Helene.

Espera-se que Milton afete um número ainda maior de instalações de fosfato da Flórida do que Helene, disse Veronica Nigh, economista sênior do The Fertilizer Institute, um grupo do setor. "A falta de processamento e remessas de fosfato que ocorrerá como resultado de Helene e agora Milton restringirá ainda mais o mercado de fosfato", disse Nigh.

Cerca de 42% do fosfato de amônio dos EUA, 32% da rocha fosfática dos EUA e metade da capacidade de produção de ácido fosfórico processado a úmido dos EUA estão localizados perto de Tampa Bay, disse Nigh. Cerca de 40% de todas as exportações de fertilizantes de fosfato dos EUA e 27% do total de exportações de fertilizantes passam pelo Porto de Tampa Bay, disse ela.

A produtora de farinha Ardent Mills fechou seu moinho Port Redwing ao sul de Tampa. A instalação, inaugurada em 2022, pode produzir até 1,8 milhão de libras de farinha por dia a partir de grãos importados ou trigo cultivado no Centro-Oeste e Sudeste.

A agroindústria global Cargill Inc fechou preventivamente sua unidade de embalagem de sal e nutrição animal no caminho de Milton, disse a empresa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil
undefined