Institutos de pesquisa da APTA abrem as portas na Semana da Ciência

Publicado em 09/10/2024 14:42
Em sua terceira edição, o “Apta Portas Abertas” tem por objetivo mostrar ao público as pesquisas que apoiam o agro paulista

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), coordenada por Carlos Nabil, realizará a terceira edição do "Apta Portas Abertas" nos dias 18 e 19 de outubro de 2024. O evento, que celebra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será promovido simultaneamente nas sete unidades de pesquisa vinculadas à APTA, proporcionando ao público um momento para conhecer de perto os trabalhos realizados pelos institutos e interagir com pesquisadores.

As unidades participantes incluem o Instituto Agronômico (IAC-Apta), Instituto Biológico (IB-Apta), Instituto de Pesca (IP-Apta), Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-Apta) e a Apta Regional, com atividades nas unidades de Andradina, Pariquera-Açu e Pindorama. Para a iniciativa, as unidades estão preparando estações que destacam as pesquisas e as tecnologias desenvolvidas por elas, as quais integram o cotidiano da sociedade.

O primeiro dia do evento será direcionado à visitação de escolas, com a finalidade de mostrar aos estudantes das regiões de cada unidade como é conduzido o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de inovações voltadas ao avanço do agronegócio. No sábado, segundo dia, as unidades estarão abertas ao público em geral, que poderá conhecer as instalações e participar das atividades organizadas pelas equipes dos institutos. Apenas na área do Instituto Biológico, em São Paulo, o "Apta Portas Abertas" também acontece no domingo, dia 20.

Durante os dias de evento, o público tem a oportunidade de visitar laboratórios, participar de palestras, conhecer os projetos desenvolvidos por cada instituto e conversar com os pesquisadores responsáveis por avanços em diversas áreas, como agricultura, pecuária, piscicultura, economia agrícola, biotecnologia, conservação de alimentos e segurança alimentar.

Carlos Nabil, coordenador da APTA, destaca a importância do evento: "O Apta Portas Abertas é uma chance única para a população conhecer de perto o trabalho que fazemos em prol do desenvolvimento do agronegócio. É uma forma de inspirar novas gerações e mostrar como a ciência e a pesquisa impactam diretamente a qualidade de vida da sociedade."

APTA PORTAS ABERTAS

Em Campinas (SP), o Instituto Agronômico (IAC-Apta) prepara visitas à Casa de Vegetação, ao Laboratório do Centro de Solos e à Estufa Histórica, por exemplo. No Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-Apta), algumas das atividades incluem visitas às áreas de conservação e processamento de alimentos, contemplando o Laboratório de Embalagens Metálicas do CETEA e o processamento de insumos cárneos no CTC.

Em Nova Odessa (SP), o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) planeja ações internas e ao ar livre, como o Sistema AQUAPEC de integração de piscicultura e pecuária, laboratórios móveis de análise de leite e efluentes, passeio de trenzinho com guia e uma mini-fazendinha.

Já em São Paulo, o Instituto Biológico (IB-Apta), o Instituto de Pesca (IP-Apta) e o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) se uniram em uma atividade conjunta para mostrar suas pesquisas. O IB-Apta organiza visitas aos laboratórios, à Horta Experimental e ao maior cafezal urbano do mundo. Na área do IP-Apta, o destaque fica por conta  da exposição demonstrativa sobre bactérias em placas de Petri e vacinas para peixes, enquanto o IEA-Apta planeja mostrar as estatísticas da produção agrícola e a sazonalidade de preços de maneira lúdica.

O Instituto de Pesca (IP-Apta) também participa com ações nas unidades de Votuporanga, Santos, Ubatuba e Pirassununga, na sexta-feira, dia 18.

Já a Apta Regional participa do “Apta Portas Abertas" promovendo a abertura das unidades de Andradina, Pariquera-Açu e Pindorama. A Apta de Andradina apresenta as pesquisas sobre a cultura da mandioca, educação ambiental, integração lavoura-pecuária e genética leiteira do gado Gir. Na Apta de Pariquera-Açu, o visitante tem a chance de aprender  sobre a cadeia do cacau, em uma apresentação que vai do cacau ao chocolate. Na Apta de Pindorama, os destaques são a cultura da seringueira, a restauração florestal e o sistema de produção de cana-de-açúcar e soja.

Além de destacar o papel da ciência no progresso do agronegócio paulista e nacional, o evento é uma excelente oportunidade para estudantes, profissionais do setor e o público em geral descobrirem como as inovações tecnológicas aplicadas nas pesquisas podem impactar positivamente a produção agrícola, a preservação ambiental e a vida cotidiana.

A entrada é gratuita, e os interessados podem consultar a programação completa no site oficial da APTA.

Serviço:
Apta Portas Abertas 2024
Programação completa: www.apta.sp.gov.br
Acompanhe pelo Instagram: @aptasp

Fonte: APTA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor de pulses desenvolve tecnologia para manter as vagens fechadas por mais tempo e evitar perdas naturais e na colheita
"Maioria substancial" do Fed apoiou corte de 0,50 p.p. em setembro, mostra ata
Institutos de pesquisa da APTA abrem as portas na Semana da Ciência
Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso recebe ex-presidente da Espanha em encontro com empresários
Ibraoliva: Questões da olivicultura passarão a ser debatidas em nível nacional
As certificações florestal e agrícola podem ser o primeiro passo para o cumprimento dos requisitos da EUDR