Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso recebe ex-presidente da Espanha em encontro com empresários

Publicado em 09/10/2024 13:35

A Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso e o governador Mauro Mendes, receberam na manhã desta terça-feira (01), o ex-presidente da Espanha, José Maria Aznar, no Palácio Paiaguás, sede do governo de Mato Grosso. Durante o encontro, o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, destacou o protagonismo dos produtores rurais para garantir a segurança alimentar mundial de forma sustentável.

“Nós não somos vilões, somos produtores. Mato Grosso aprendeu a fazer a sua conservação, a respeitar o meio ambiente e a produção sustentável. Isso nos garante um produto de excelência e cada vez melhor. Temos um estado que ocupa hoje 12,5% das áreas para produção de fibras e 22% para a pecuária. O restante está preservado e essa é a maior preocupação dos nossos produtores. Hoje conseguimos ser uma potência na produção de alimentos com sustentabilidade”, comentou Vilmondes.

Este é o primeiro evento realizado pela Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, composto pela Famato, Fecomércio e Fiemt, com o objetivo de promover a integração e a representação conjunta dos interesses do setor. O ex-presidente espanhol José Maria Aznar ministrou a palestra “A polarização da política e suas consequências econômicas e sociais”, abordando também as oportunidades comerciais entre Brasil e Espanha. Durante seus dois mandatos, Aznar liderou um importante processo de reforma econômica e social e, atualmente, preside a Fundação para Análise e Estudos Sociais.

Para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel, eventos como esse dão visibilidade necessária de que Mato Grosso tem capacidade para melhorar a produção de forma sustentável e com isso atrai mais investimentos.

“Precisamos buscar investimentos de novas empresas, novos segmentos e é o que estamos propondo com essa aliança conjuntamente com o governo do estado. A gente espera que dê muitos frutos e que possamos mostrar também todo o nosso potencial lá fora de algo que já é sucesso por aqui”, explica Rangel.

Essa não é a primeira vez que três federações se unem para cultivo e defesa de interesses comuns do setor produtivo.

“É assim que devemos trabalhar. Os números mostram como os nossos segmentos são referências para outros estados e para outros países também. Essa primeira grande ação das três federações, trazer o ex-presidente da Espanha aqui para o Mato Grosso, é um exemplo de que conseguimos mostrar ao mundo que o nosso estado é capaz”, destaca o presidente da Fecomércio MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Também participaram do evento o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta; 2º vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti; o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha; o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques; o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini e o diretor Financeiro do Senar-MT, Allan Paulino.

Fonte: Sistema Famato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com 3.064 animais e R$ 22,8 milhões em negócios, 61ª Expo Rio Preto SICREDI encerra com números expressivos
"Maioria substancial" do Fed apoiou corte de 0,50 p.p. em setembro, mostra ata
Institutos de pesquisa da APTA abrem as portas na Semana da Ciência
Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso recebe ex-presidente da Espanha em encontro com empresários
Ibraoliva: Questões da olivicultura passarão a ser debatidas em nível nacional
As certificações florestal e agrícola podem ser o primeiro passo para o cumprimento dos requisitos da EUDR