Estoques de óleo de palma da Malásia estimados em máxima de 8 meses

Publicado em 04/10/2024 10:55

Por Bernadette Christina e Ashley Tang

JACARTA (Reuters) - Os estoques de óleo de palma da Malásia devem ter atingido seu nível mais alto em oito meses no final de setembro, uma vez que a demanda de exportação diminuiu, mostrou uma pesquisa da Reuters na sexta-feira.

Estima-se que os estoques de óleo de palma na Malásia tenham aumentado pelo segundo mês consecutivo em setembro, para 1,95 milhão de toneladas métricas, um aumento de 3,55% em relação ao final de agosto, de acordo com a estimativa mediana de 11 comerciantes, plantadores e analistas ouvidos pela Reuters.

A produção de óleo de palma bruto (CPO) na Malásia, o segundo maior produtor mundial de óleo comestível, somou 1,86 milhão de toneladas, uma queda de 1,5% em relação ao mês anterior.

"Espera-se que o setor de óleo de palma da Malásia apresente níveis de produção estagnados em setembro, com a produção prejudicada pelas recentes condições climáticas, contrariando o habitual aumento sazonal", disse Darren Lim, estrategista de commodities da corretora Phillip Nova, sediada em Cingapura.

"A falta de crescimento significativo indica que qualquer aumento significativo na produção provavelmente será adiado até o final do ano."

Estima-se que as exportações de produtos de óleo de palma tenham caído 1,65%, para 1,5 milhão de toneladas, a segunda queda mensal consecutiva.

"Os vendedores da Malásia tiveram dificuldades no mês passado devido aos preços competitivos da Indonésia e à fraca demanda indiana ", disse um trader de Mumbai.

Em meados de setembro, a Índia, o maior importador de óleo vegetal do mundo, aumentou em 20 pontos percentuais o imposto básico de importação sobre óleos comestíveis brutos e refinados, incluindo o óleo de palma, para ajudar a proteger os agricultores que estavam sofrendo com os preços mais baixos das sementes oleaginosas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Faesp reitera importância de rever Decreto Federal nº 12.189/2024
Balança comercial brasileira tem superávit de US$5,4 bi em setembro e governo piora projeção para ano
Dólar recua ante o real com apetite por risco global após dados de emprego dos EUA
Aproveitamento do Nitrogênio a partir de uma bactéria aplicada via foliar é a novidade da Corteva para ampliar resultados no campo
No RS, produtores começam nova safra atentos e no limite
Luis Rua assume Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa