No Dia Nacional das Abelhas (3/10), Sindiveg destaca papel fundamental desses polinizadores na agricultura

Publicado em 03/10/2024 08:49
Brasil contabiliza mais de 1,5 mil espécies do inseto ligado diretamente à biodiversidade e a produção de alimentos, fibras e energia

Na data de 3 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Abelha, esse polinizador que desempenha um papel fundamental na preservação da biodiversidade e na produção de alimentos, fibras e energia. O Brasil contabiliza mais de 1,5 mil espécies de abelhas em todo o território nacional.

“O processo de polinização realizado pelas abelhas é um dos principais fatores na fertilização das plantas o que está relacionado a quantidade produzida e, algumas plantas como as frutíferas, a qualidade da produção”, explica o gerente de Assuntos Regulatórios do Sindiveg, Fábio Kagi. O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) possui desde 2014 o programa Colmeia Viva®, visando promover uma coexistência harmoniosa entre agricultura e apicultura.

Existem mais de 20 mil espécies de abelhas em todo o mundo e, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 70% das culturas agrícolas dependem desses polinizadores para garantir uma alta produtividade e qualidade dos alimentos.

A participação das abelhas nesse processo, como complementa Kagi, garante variação genética às espécies, fator imprescindível para a produção de alimentos.  “Esses pequenos insetos também são um importante bioindicador do meio ambiente”, frisa o profissional.

De mãos dadas com a agricultura

Da soja ao morango, diversos cultivos brasileiros contam com a participação das abelhas. Para promover a boa relação entre a agricultura e apicultura, um dos serviços oferecidos pelo Sindiveg é a assistência nacional gratuita via 0800, o “Colmeia Viva® Assistência Técnica”.

O canal de atendimento tem como finalidade auxiliar de forma técnica e especializada produtores de qualquer região do País, funcionando como uma linha direta que esclarece dúvidas e compartilha informações sobre as boas práticas para a prevenção e mitigação da mortandade de abelhas. “Atendemos agricultores, criadores de abelhas, aplicadores de defensivos agrícolas, distribuidores, revendedores e equipes de vendas das empresas signatárias do Colmeia Viva®. Alguns dos atendimentos começam no 0800 e se tornam presenciais, o que nos permite auxiliar de forma direta na preservação das colmeias e na qualidade de vidas de seus integrantes”, detalha Kagi.

Já o Colmeia Viva App®, que pode ser baixado gratuitamente pela App Store e Google Play, permite que sejam indicados quando e onde ocorrerão as pulverizações de defensivos agrícolas. A ferramenta possibilita que os criadores de abelhas adotem medidas de proteção, como a remoção ou isolamento das colmeias durante as pulverizações, minimizando assim os riscos de exposição aos defensivos agrícolas.

“Conhecer o calendário de aplicações de defensivos é muito importante para a segurança das abelhas e, consequentemente, das lavouras. Por isso, unir a agricultura e apicultura em uma plataforma prática e acessível e oferecer atendimento que alcance todo o Brasil é um orgulho para o Sindiveg”, finaliza Kagi.

O “Colmeia Viva® Assistência Técnica” pode ser acessado pelo número 0800 771 8000 e atende de segunda à sexta, das 7h às 19h.

Para conhecer mais do projeto e as ferramentas mencionadas, acesse o site oficial do Sindiveg.

Fonte: Sindiveg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fiagros mantêm trajetória de valorização com cenário positivo para o agronegócio
Broto divulga pesquisa inédita sobre as expectativas do produtor rural em 2025
SDA disponibiliza nova versão das Regras para Análise de Sementes
Agricultores familiares já podem consultar produtos com direito a bônus do PGPAF em abril
Exportações de Santa Catarina crescem 7,6% no primeiro trimestre
Indonésia ajustará imposto sobre exportação de óleo de palma bruto, diz ministra das finanças
undefined