Aumentos nas tarifas ferroviárias levarão a novas perdas para agricultores ucranianos, diz associação

Publicado em 24/09/2024 11:41

KIEV, 24 de setembro (Reuters) - Os planos da empresa ferroviária estatal ucraniana Ukrzaliznytsia de aumentar as tarifas de frete afetarão os agricultores em dificuldades e levarão a uma queda na produção e nos volumes de exportação, disse a associação empresarial agrícola ucraniana UCAB.

A associação disse que a Ukrzaliznytsia pretende aumentar a tarifa de transporte de vagões vazios para agricultores em 67%.

"Isso pode aumentar o custo do transporte de grãos em 50-60 hryvnias por tonelada e levará a um aumento nas despesas dos agricultores durante a guerra em cerca de 2 bilhões de UAH (quase US$ 50 milhões) por temporada", disse a UCAB em um comunicado na noite de segunda-feira.

A Ukrzaliznytsia disse que planeja unificar as tarifas de transporte ucranianas e que poderia aumentá-las em cerca de 7%. Ela não confirmou o número usado pela UCAB.

No início deste mês, os planos de aumentar as tarifas foram criticados pelo sindicato dos comerciantes, que disse que isso só poderia piorar a situação dos agricultores que sofrem com a queda dos preços globais dos alimentos.

As colheitas ucranianas provavelmente diminuirão em 2024 devido à menor área de semeadura causada pela invasão em grande escala da Rússia em 2022 e ao clima desfavorável.

($1 = 41,3105 hryvnias)


Reportagem de Pavel Polityuk Edição de Ros Russell

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Agroindústria volta a crescer em setembro e deve fechar o ano com crescimento de 2,7%, revela o FGV Agro
CNI critica decisão do Carrefour de interromper compra de carne do Mercosul e se solidariza com o agronegócio e a agroindústria de proteína animal
CNA debate demandas do setor aquícola com produtores do Rio Grande do Norte
undefined