Refinarias indianas cancelam contratos de óleo de palma devido a aumento de impostos e aumento de preços
MUMBAI, 23 de setembro (Reuters) - Refinarias indianas cancelaram compras de 100.000 toneladas métricas de óleo de palma para entrega entre outubro e dezembro, já que a decisão de Nova Déli de aumentar as taxas de importação devido a uma alta nos preços no exterior as levou a registrar lucros, disseram cinco autoridades comerciais à Reuters.
Refinarias do maior importador mundial de óleo de palma cancelaram essa quantidade nos últimos quatro dias, incluindo 50.000 toneladas na segunda-feira, depois que os futuros do óleo de palma da Malásia saltaram para seu nível mais alto em dois meses e meio.
Os cancelamentos indianos podem limitar a alta nos preços do óleo de palma da Malásia, embora possam dar suporte aos preços do óleo de soja, já que algumas refinarias estão migrando para o óleo de soja.
No início deste mês, a Índia aumentou o imposto básico de importação de óleos comestíveis brutos e refinados em 20 pontos percentuais, o que efetivamente aumenta o imposto total de importação de óleo de palma bruto de 5,5% para 27,5%.
"O forte aumento dos impostos e o aumento nos preços da Malásia pegaram todo mundo desprevenido", disse um comprador indiano que opera uma refinaria na costa leste e cancelou embarques de óleo de palma para entrega em outubro.
"Isso criou uma situação em que os refinadores podem ganhar mais dinheiro cancelando compras antigas em vez de refinar e vender. Os vendedores também estão felizes, pois agora podem vender a preços mais altos para novos compradores."
A Índia importa, em média, 750.000 toneladas de óleo de palma por mês, e o cancelamento de 100.000 toneladas representa cerca de 13,3% das importações mensais.
O óleo de palma bruto (CPO) está sendo oferecido atualmente a cerca de US$ 1.080 a tonelada, incluindo custo, seguro e frete (CIF), na Índia para entrega em outubro, em comparação com cerca de US$ 980 a US$ 1.000 há um mês, dando uma margem de lucro de US$ 80 a US$ 100 aos compradores.
Refinarias da Costa Leste estão descumprindo contratos cancelando-os e obtendo um lucro muito decente, disse Aashish Acharya, vice-presidente da Patanjali Foods Ltd (PAFO.NS), abre uma nova aba, um importador líder de óleos comestíveis.
A Índia importa óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia.
"As refinarias não têm certeza sobre a demanda para o trimestre de dezembro com esses preços mais altos.
Elas também estão preocupadas se os preços vão se manter. É por isso que estão cancelando contratos", disse Sandeep Bajoria, presidente-executivo do Sunvin Group, uma corretora e empresa de consultoria de óleo vegetal.
Compradores asiáticos sensíveis a preço tradicionalmente confiam no óleo de palma devido ao seu baixo custo e tempos de envio rápidos. No entanto, com o recente aumento nos preços, o óleo de palma agora está sendo negociado com um prêmio sobre o óleo de soja.
Os compradores preferirão comprar óleo de soja e óleo de girassol mais baratos para os meses de inverno do que óleo de palma caro, disse um revendedor de Mumbai de uma casa de comércio global.
As importações de óleo de palma da Índia geralmente diminuem durante os meses de inverno, pois o óleo tropical solidifica em temperaturas mais baixas.
A Índia importa óleo de soja e girassol principalmente da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.
Reportagem de Rajendra Jadhav; edição de David Evans