Estoques de óleo de palma da Malásia alcançam máxima em 6 meses após aumento da produção

Publicado em 10/09/2024 08:17

Por Danial Azhar e Rajendra Jadhav

KUALA LUMPUR - Os estoques de óleo de palma da Malásia saltaram em agosto e alcançaram o maior nível em seis meses, conforme a produção mensal atingiu uma máxima em nove anos em meio a uma desaceleração das exportações, informou o órgão regulador do setor nesta terça-feira.

O aumento dos estoques na Malásia, o segundo maior produtor mundial de óleo de palma depois da vizinha Indonésia, pode pesar sobre os futuros de referência, que já estão próximos de seu nível mais baixo em sete meses.

Os estoques de óleo de palma da Malásia no final de agosto aumentaram 7,34% em relação ao mês anterior, para 1,88 milhão de toneladas, o nível mais alto desde fevereiro, informou o Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB).

A produção de óleo de palma bruto aumentou 2,87% em agosto em relação a julho, para 1,89 milhão de toneladas, o maior nível desde outubro, mostraram dados do órgão regulador do setor nesta terça-feira. A produção do mês foi a mais alta desde 2015.

As exportações de óleo de palma no mês caíram 9,74%, para 1,53 milhão de toneladas, informou o MPOB.

Uma pesquisa da Reuters havia previsto estoques de 1,86 milhão de toneladas, com produção de 1,89 milhão de toneladas e exportações de 1,5 milhão de toneladas.

Os dados do MPOB são neutros para o óleo de palma, já que os níveis de estoque aumentaram dentro da faixa prevista e são inferiores aos do ano anterior, disse Anilkumar Bagani, chefe de pesquisa do Sunvin Group, com sede em Mumbai.

Também é provável que a produção em setembro permaneça em alta, mas ainda não há sinais de aumento na demanda dos principais mercados, como Índia e China, o que poderia pressionar os preços, disse um trader de Mumbai.

(Reportagem de Rajendra Jadhav e da redação de Kuala Lumpur)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MS: Commodities garantem superávit de US$ 5 bilhões na balança comercial do Estado
Estoques de óleo de palma da Malásia alcançam máxima em 6 meses após aumento da produção
Tempo seco que provocou vários replantios na safra 23/24 não deve se repetir neste ano, segundo meteorologista
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Incêncios, Carbono, Lei do Desmatamento Zero da Europa e Marco Temporal
Boa Safra expande atuação no Brasil, investe em processos que elevam qualidade das sementes e buscam a personalização no atendimento ao cliente
Agro e Prosa Episódio 831 - Como o SRRV irá defender os produtores que tiveram propriedades atingidas pelos incêndios