Ações europeias avançam e se recuperam de semana difícil com BCs em foco
Por Pranav Kashyap e Lisa Pauline Mattackal
(Reuters) - As bolsas europeias subiram nesta segunda-feira, recuperando-se de quedas acentuadas na semana anterior, com o foco mudando para um corte antecipado da taxa de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,82%, a 510,70 pontos, depois de cair 3,5% na semana anterior, sua pior semana desde março de 2023, com investidores buscando ativos mais seguros em meio a temores de uma desaceleração do crescimento global.
As principais bolsas regionais avançaram nesta segunda-feira.
Destacando as persistentes preocupações econômicas no bloco, dados desta segunda-feira mostraram que a confiança de investidores na zona do euro caiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro, atingindo seu nível mais baixo desde janeiro.
No centro das atenções está a decisão sobre a taxa de juros do BCE na quinta-feira. Os mercados preveem, de modo geral, que o banco central reduzirá os juros em 25 pontos-base e estarão atentos a quaisquer sinais da presidente do BCE, Christine Lagarde, sobre a possibilidade de novos cortes este ano.
"A moderação no mercado de trabalho e na atividade econômica desde a reunião de junho deve alimentar a confiança de que o processo desinflacionário está no caminho certo, principalmente devido à desaceleração do crescimento dos salários", disseram analistas do Danske Bank.
"Esperamos que Lagarde confirme que está entrando na fase de redução, mas não esperamos um compromisso com um cronograma específico de novos cortes nos juros."
Todos os índices setoriais do STOXX 600 encerraram no território positivo, com exceção de uma perda de 0,2% no setor imobiliário, que deu uma pausa depois de subir 4% na semana passada.
O setor de viagens e lazer superou o desempenho dos demais, com alta de 2,1%, impulsionado por um ganho de 5,3% na Entain depois que o grupo britânico de jogos de azar disse que o crescimento da receita online no início do segundo semestre de 2024 foi melhor do que o esperado.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,09%, a 8.270,84 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,77%, a 18.443,56 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,99%, a 7.425,26 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,90%, a 33.590,34 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,89%, a 11.272,80 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,83%, a 6.774,89 pontos.