Rússia declara emergência agrícola na região de Tomsk devido a danos nas plantações
MOSCOU, 6 de setembro (Reuters) - A Rússia decretou estado de emergência para o setor agrícola na região de Tomsk, na Sibéria, devido aos danos climáticos às plantações, disse o governador regional na sexta-feira.
Vladimir Mazur disse que o clima úmido e frio causou alagamentos e que plantações foram destruídas em quase 3.000 hectares.
Ele disse que anunciar um estado de emergência permitiria que os fazendeiros reivindicassem indenização. A Rússia declarou emergências semelhantes em várias outras regiões no início deste ano após danos causados pelas geadas de maio.
Mazur ordenou que as autoridades locais esclarecessem a extensão dos danos e "fizessem todo o possível para concluir a campanha de colheita".
"Quando o tempo estiver bom, a colheita deve continuar 24 horas por dia", disse ele.
A ministra da Agricultura, Oksana Lut, disse em 20 de agosto que a Rússia pode colher menos trigo do que o previsto — o primeiro reconhecimento oficial cauteloso dos danos climáticos no início do ano.
Lut disse que o ministério manteve a previsão oficial de 132 milhões de toneladas métricas para a colheita total de grãos, incluindo 86 milhões de toneladas de trigo, mas a previsão para o trigo pode ser reduzida à medida que a campanha de colheita se aproxima do fim.
A consultoria agrícola Sovecon disse em 30 de agosto que havia reduzido sua previsão para a safra de trigo da Rússia em 2024 de 83,3 milhões para 82,5 milhões de toneladas.
Um dia agitado de negociações em Wall Street na quinta-feira levou a um desempenho misto para os principais índices.
Reportagem da Reuters; Escrito por Mark Trevelyan e Anastasia Teterevleva; Edição por Mark Potter