Rússia declara emergência agrícola na região de Tomsk devido a danos nas plantações

Publicado em 06/09/2024 08:04 e atualizado em 06/09/2024 08:46

MOSCOU, 6 de setembro (Reuters) - A Rússia decretou estado de emergência para o setor agrícola na região de Tomsk, na Sibéria, devido aos danos climáticos às plantações, disse o governador regional na sexta-feira.
Vladimir Mazur disse que o clima úmido e frio causou alagamentos e que plantações foram destruídas em quase 3.000 hectares.

Ele disse que anunciar um estado de emergência permitiria que os fazendeiros reivindicassem indenização. A Rússia declarou emergências semelhantes em várias outras regiões no início deste ano após danos causados ​​pelas geadas de maio.

Mazur ordenou que as autoridades locais esclarecessem a extensão dos danos e "fizessem todo o possível para concluir a campanha de colheita".

"Quando o tempo estiver bom, a colheita deve continuar 24 horas por dia", disse ele.

A ministra da Agricultura, Oksana Lut, disse em 20 de agosto que a Rússia pode colher menos trigo do que o previsto — o primeiro reconhecimento oficial cauteloso dos danos climáticos no início do ano.

Lut disse que o ministério manteve a previsão oficial de 132 milhões de toneladas métricas para a colheita total de grãos, incluindo 86 milhões de toneladas de trigo, mas a previsão para o trigo pode ser reduzida à medida que a campanha de colheita se aproxima do fim.

A consultoria agrícola Sovecon disse em 30 de agosto que havia reduzido sua previsão para a safra de trigo da Rússia em 2024 de 83,3 milhões para 82,5 milhões de toneladas.

Um dia agitado de negociações em Wall Street na quinta-feira levou a um desempenho misto para os principais índices.


Reportagem da Reuters; Escrito por Mark Trevelyan e Anastasia Teterevleva; Edição por Mark Potter

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia declara emergência agrícola na região de Tomsk devido a danos nas plantações
Entrevista com Líderes do Agro
USDA prevê queda menor na renda agrícola dos EUA em 2024
Região agrícola da Argentina provavelmente terá tempo seco após recentes tempestades
Yara leva ao Congresso Brasileiro do Algodão tecnologias para aumentar a produtividade e reduzir a pegada de carbono na cotonicultura
Movimento SOS Agro RS orienta que produtores não assinem prorrogações até que nova resolução do CMN seja anunciada