RS: Pedidos para a Etapa Safrinha do Programa Troca-Troca de Sementes podem ser feitos até 20 de setembro

Publicado em 05/09/2024 10:31

Começa nesta quarta-feira (4/9) o prazo para que produtores rurais possam manifestar interesse na Etapa Safrinha do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo. Serão disponibilizadas 44 variedades de sementes de milho híbrido convencional, milho transgênico e sorgo.

Os interessados devem procurar prefeituras, sindicatos, associações ou cooperativas até 20 de setembro. Cada agricultor poderá escolher as variedades que se adequem ao seu sistema de produção. A entrega dos pedidos será feita no final do mês de novembro. 

Na Etapa Safra 2024/2025, mais de 25 mil produtores buscaram o programa que, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), chega a 386 municípios em todo o Estado. Com 85.801 sacas de sementes de milho e sorgo adquiridas, o valor total da operação foi de R$ 37,8 milhões.

De acordo com o titular da SDR, Vilson Covatti, a Emater é parceira crucial no sucesso do programa, atuando diretamente no apoio técnico e na orientação dos agricultores durante todo o processo. “O Programa Troca-Troca de Sementes é fundamental para garantir o acesso a sementes de qualidade a preços acessíveis, fortalecendo a produção agrícola e a segurança alimentar das famílias rurais em todo o Estado”, afirmou.

Os escritórios municipais da Emater estão à disposição dos produtores e das entidades envolvidas para fornecer informações detalhadas sobre as variedades de sementes disponíveis, ajudando a selecionar as cultivares mais adequadas para as condições específicas de cada propriedade e de cada sistema de produção. Além disso, a Emater colabora na organização e no encaminhamento dos pedidos, garantindo que as sementes cheguem aos agricultores de forma eficiente e no prazo estipulado.  

“Essa parceria estreita entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Emater é fundamental para assegurar que os agricultores familiares tenham acesso a insumos de qualidade, contribuindo para o aumento da produtividade e a sustentabilidade do setor", completou Covatti.

Cronograma

Os pedidos de sementes para a safra devem ser feitos entre 4 e 20 de setembro. Os escritórios municipais da Emater estarão à disposição dos agricultores e das entidades para orientar sobre as cultivares mais adequadas para o plantio. Cada agricultor poderá solicitar até seis sacas de sementes de milho e/ou sorgo. Os prazos para pagamento serão os seguintes:

Parcela transgência: até 16 de dezembro de 2024
Parcela híbrida: até 20 de junho de 2025
Troca-Troca de Sementes

Realizado pela SDR, o programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo subsidia 28% do valor das sementes. Na Etapa Safra 2024/2025, o subsídio totalizou R$ 6.099.773,12 e disponibilizou 49 variedades de milho híbrido convencional, transgênico e sorgo, fornecidas por oito empresas. Isso permite que os agricultores escolham as sementes mais adequadas ao seu sistema de produção. 

A principal novidade nesta safra é o tamanho das sementes de milho, com peneira mínima 18, atendendo a uma demanda dos produtores. Além de facilitar o acesso a sementes de qualidade a preços reduzidos, o Troca-Troca de Sementes contribui para a segurança alimentar, o fortalecimento da agricultura familiar e a sustentabilidade do setor rural no Estado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail feaper@sdr.rs.gov.br, pelos telefones (51) 3288-6729 e (51) 98413-6715 ou nos links abaixo:

Link para a página da SDR

Link para o site do Feaper

Fonte: Governo do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A 61ª Expo Rio Preto SICREDI conta nesta edição com participação recorde de animais, discussão técnica sobre a pecuária além de oportunidades de negócios
Condições climáticas aumentaram pressão de pragas na safra de algodão
Produtores do Oeste da Bahia se unem para combater incêndios nas lavouras
RS: Pedidos para a Etapa Safrinha do Programa Troca-Troca de Sementes podem ser feitos até 20 de setembro
Pedidos de RJ por produtor rural mais que dobram no 1º tri, aponta Serasa
Nova rota para exportação do algodão baiano pelo porto de Salvador começa a ser testada